Unigel: crise pode levar empresa a pedir recuperação judicial

Fontes disseram que uma recuperação judicial é a saída mais provável para a Unigel no momento

A Unigel procura meios de contornar a grave crise financeira que enfrenta. De acordo com fontes ouvidas pelo jornal “Valor Econômico” dizem que as negociações com os credores têm sido duras e um acordo de recuperação extrajudicial ou um pedido de medida cautelar de proteção contra execução de dívidas, similar à estratégia usada por Oi (OIBR3) e Light (LIGT3), não estão descartadas. Uma das fontes disse que uma recuperação judicial é a saída mais provável no momento.

A Unigel tenta negociar com seus credores, com vistas a evitar o vencimento antecipado de cerca de R$ 1,05 bilhão (ao câmbio desta terça-feira, 27 de junho) entre bônus e debêntures emitidos entre 2021 e 2022, atrelados a compromissos de alavancagem financeira que devem ser descumpridos pela empresa.

Procurada pelo jornal, a Unigel negou que as alternativas de recuperação judicial ou de recuperação extrajudicial estejam na mesa.

A companhia contratou, no início do mês, a Moelis & Company para assessorá-la em um processo de reestruturação financeira e o Felsberg Advogados como assessor jurídico. Além disso, contratou o Citi para buscar um sócio para o  projeto de hidrogênio verde na Bahia e postergou os investimentos em uma nova planta de ácido sulfúrico. Já os detentores dos papéis de dívida externa (bondholders) contrataram a Houlihan Lokey, que se instalou neste ano no Brasil e já assessora outros casos grandes, como Samarco e Ocyan.

Unigel paralisa atividades em fábrica de fertilizantes na Bahia

Passando por um delicado momento financeiro, a Unigel tomou uma medida drástica para tentar ajustar suas contas e decidiu hibernar temporariamente a unidade fabril de Camaçari, na Bahia. O movimento foi feito enquanto a empresa tenta renegociar contratos de fornecimento de gás natural, usado como matéria-prima para a obtenção de amônia e ureia, e luta para evitar o agravamento de sua situação financeira.

Segundo informações do Valorl, a companhia tem atrasado o pagamento a fornecedores de seu negócio agro, por causa do momento financeiro delicado e da suspensão das operações nas unidades, e tenta negociar a suspensão dos contratos de trabalho nas Fafens de Sergipe e da Bahia, que foram arrendadas da Petrobras (PETR3;PETR4).

Dois anos depois de reiniciar as atividades na Fafen de Laranjeiras (SE), a Unigel decidiu fazer há quase dois meses uma parada programada para manutenção na unidade e acabou estendendo o período de suspensão das operações até o fim de agosto, inicialmente.