As operações da fábrica da Unigel em Laranjeiras (SE), serão retomadas no próximo mês. A informação foi concedida ao jornal “Valor Econômico” pelo CEO da companhia, Roberto Noronha Santos. A movimentação acontece após discreta melhoria do ciclo petroquímico como um todo. A fábrica sergipana, assim como a unidade de Camaçari (BA), estavam hibernadas devido a crise. A produção de fertilizantes em Camaçari continuará parada por enquanto, segundo a companhia.
“O cenário da indústria química ainda se mostra desafiador, mas nós entendemos que é um momento de retomar as atividades de forma gradual e responsável. Prevemos um aumento da demanda de ureia até o final do ano em razão da próxima safra de inverno”, explica Roberto.
A Unigel retomou esta semana a produção da Unidade de Estireno localizada em Cubatão (SP) e, a partir de setembro, a fábrica de Sergipe também volta às atividades operacionais. Além disso, segue em tratativa com a Petrobrás voltada para os projetos da companhia focados em energia renovável e fertilizantes, conforme em comunicado veiculado em junho deste ano.
Em plena operação, a fábrica de Laranjeiras tem capacidade de produzir 450 mil toneladas de amônia e 650 mil toneladas de ureia ao ano. Noronha reforça que a retomada é uma prioridade nacional:“Convivemos com uma ampla dependência de fertilizantes nitrogenados vindos de outros países. Hoje 85% da demanda é atendida por importação. Consequentemente, ter uma produção no Brasil é essencial para garantir a redução da vulnerabilidade do país e a segurança dos nossos clientes”, conclui.
Petrobras: diretor indica avanço de conversas com Unigel
O diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras (PETR3;PETR4), William França, indicou que o avanço das conversas para uma parceria com a Unigel e a consequente retomada da produção das fábricas da companhia na Bahia e em Sergipe.
“Diante da nova disponibilidade para analisar a questão dos fertilizantes, estamos negociando para juntar esforços com eles”, afirmou França na última sexta-feira (4), durante apresentação dos resultados da companhia.
As fábricas de fertilizantes da Petrobras em Camaçari e Laranjeiras foram arrendadas à Unigel durante o governo de Jair Bolsonaro, em contratos de dez anos. A administração anterior da companhia havia decidido deixar o segmento.