A Unipar (UNIP6) investe em mudanças internas com o propósito de dobrar o tamanho da companhia nos próximos dez anos. A companhia segmentou suas operações relacionadas à rotina de produção com objetivo de aprimorar negócios à longo prazo.
Sendo assim, a Unipar faturou R$ 7,3 bilhões em 2022, agora, no seu plano estratégico para aumentar esse faturamento, as áreas comercial, processos operacionais e redução de custos ficam no mesmo segmento. Em outro segmento, ficarão as demandas de expansão de atuação no mercado e o desenvolvimento de novas soluções.
Além disso, a companhia reforçou as áreas de governança e gestão de riscos corporativos.
Para o presidente da Unipar, Mauricio Russomanno, as mudanças estratégicas da companhia devem impulsionar os projetos já existentes e dar mais visibilidade às entregas dos compromissos assumidos pela companhia.
À espera da Braskem
O novo plano estratégico acontece em paralelo à almejada expansão via aquisições, que passa pela proposta de compra dos ativos da região Sudeste da Braskem.
Inicialmente, a intenção era de que a Unipar ficasse com 20% da petroquímica, extinguindo cerca de 80% da dívida que a Novonor, antiga Odebrecht, controladora da Braskem ao lado da Petrobras (PETR3; PETR4), com bancos privados e públicos. Feita no ano passado, a oferta não prosperou.
Nesse sentido, a companhia não renovou a proposta, entretanto, segue no páreo e afirmou anteriormente ter se preparado financeiramente para essa compra.
À vista disso, enquanto nada é determinado, a Unipar segue aproveitando as oportunidades impulsionadas pelo novo marco do saneamento, e mira na meta de dar um salto em tamanho.
Dessa forma, para alcançar a meta projetada pela companhia, a diretoria de Expansão e Estratégia, liderada por Edmundo Ramos, foi reforçada, em que analisam pontos de vistas financeiros e operacionais entre 10 e 15 projetos ao mês.
Neste momento, por exemplo, os profissionais desta área da Unipar estão focados na nova fábrica de Camaçari (BA) e na expansão da unidade de Santo André (SP), ambos essenciais na atual fase da expansão da companhia.