Investimentos

Usiminas (USIM5) investe R$950 mi para aumentar eficiência em MG

O investimento será para aprimorar a eficiência operacional de uma de suas coquerias na usina de Ipatinga, em Minas Gerais

Usiminas (USIM5) / Foto: Divulgação
Usiminas (USIM5) / Foto: Divulgação

A Usiminas (USIM5) anunciou, nesta segunda-feira (1), um investimento de R$ 950 milhões para aprimorar a eficiência operacional de uma de suas coquerias na usina de Ipatinga, em Minas Gerais, conforme comunicado à imprensa.

“Esta reforma é fundamental para garantir a nossa sustentabilidade operacional para os próximos anos com a produção própria de coque que possui melhor qualidade como combustível para os altos-fornos”, afirmou a Usiminas.

“Nosso plano, após o reparo, é aumentar em 12% a produção de coque e assim aumentar nossa competitividade”, disse o vice-presidente de áreas primárias da Usiminas, Célio Assis.

O projeto começou em fevereiro e está programado para continuar até 2026. A empresa declarou que a reparação do equipamento – a bateria 3 da coqueria 2 – será realizada sem interromper a produção, utilizando um modelo de revezamento dos fornos. O coque é uma das principais matérias-primas na fabricação de aço.

De acordo com a a Usiminas, atualmente, a coqueria 2 está operando apenas com a bateria 3, pois a bateria 1 foi paralisada em 2012 e a bateria 2 teve sua produção interrompida em dezembro de 2023.

Usiminas (USIM5): Kapitalo reduz participação acionária

Usiminas (USIM5) divulgou, nesta terça-feira (5), que recebeu da Kapitalo um comunicado onde a organização anuncia redução de sua participação acionária. 

No documento consta que a redução da participação agregada pelos fundos de investimento sob gestão das Gestoras Kapitalos ocorreu em 1º de março. Desta forma, a entidade passou a deter 26.993.562 ações da Usiminas (USIM5).

A Kapitalo acrescenta que 18.684.472 desses papéis encontram-se doados em operações de BTC (aluguel). No início do ano, a organização já havia reduzido sua participação na Usiminas para 4,95%.