Mercado

Vale (VALE3): Lula desiste de emplacar Mantega como CEO 

Mantega deve divulgar carta afirmando que abre mão de ocupar um cargo na empresa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desistiu de emplacar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, como CEO da Vale (VALE3). De acordo com o jornal “O Globo”, Mantega deve divulgar uma carta ainda nesta sexta-feira (26) afirmando que abre mão de ocupar um cargo na empresa.

Lula vinha se movimentando para levar Mantega ao comando da empresa ou no seu Conselho de Administração.

De acordo com a publicação, integrantes do governo dizem esperar que a desistência de Lula seja entendida entre os acionistas da empresa, que será preciso escolher outro nome como CEO no lugar de Eduardo Bartolomeo, que ocupa o posto atualmente. O governo não concorda com a manutenção de Bartolomeu.

Lula: Vale nada fez para reparar destruição de Brumadinho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para lembrar os cinco anos da tragédia em Brumadinho (MG), completados nesta quinta-feira (25). Na postagem, o petista cobrou a Vale (VALE3) e afirmou que a mineradora “nada fez para reparar a destruição causada”.

“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada”, escreveu o presidente, que cumpre agendas esta manhã no Palácio da Alvorada, antes de viagem a São Paulo.

O rompimento da barragem da Vale na Mina Córrego do Feijão, na cidade mineira, causou centenas de mortes e gerou grande devastação ambiental, além de destruir comunidades. Familiares dos mortos contabilizam 272 vítimas, levando em conta duas mulheres que estavam grávidas.

As críticas ocorrem num contexto em que Lula defendia a indicação do petista Guido Mantega para o comando ou ao menos a diretoria da empresa mineradora. Mantega foi ministro do Planejamento, presidente do BNDES e ministro da Fazenda nos dois mandatos de Lula e também atuou na área econômica na gestão de Dilma Rousseff.

Executivos de grandes empresas que possuem participação na Vale estariam enfrentando pressões por meio de telefonemas do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em prol de Mantega.

O Conselho de Administração da Vale realizará uma reunião, na próxima quarta-feira (31), para determinar se Eduardo Bartolomeo continuará no cargo de CEO. O salário mensal para o cargo é de R$ 4,9 milhões.

A Previ, o fundo de previdência dos funcionários do Banco do Brasil (BBAS3), detém uma participação de 8,7% no controle da Vale. Embora o governo influencie na decisão da Previ, o peso dessa participação é considerado relativamente pequeno.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile