A Vale (VALE3) anunciou nesta quarta-feira (29) a criação de sete acordos na China para reforçar sua agenda estratégica e fortalecer seus laços com o país. Segundo a mineradora, as parcerias envolvem soluções de descarbonização e cooperação financeira, técnica e econômica em pesquisa.
Os acordos da Vale com a China são: investimento do Projeto Morowali, na Indonésia; dois acordos para apoiar a agenda de descarbonização da empresa em parceria com um cliente chinês e um fornecedor chinês; dois Memorandos de Entendimento de cooperação estratégica abrangente assinados com bancos chineses líderes e dois acordos para fortalecer a cooperação com universidades chinesas.
“Como parceira da China há 50 anos e fornecedora confiável de matérias-primas para a indústria siderúrgica chinesa, a Vale tem um compromisso de longo prazo com o mercado chinês”, afirmou Alexandre Silva D’Ambrosio, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale.
Vale (VALE3) faz acordo com SEC para encerrar ação de Brumadinho
A Vale (VALE3) confirmou que realizou um acordo com a SEC (Securities and Exchange Commission) dos EUA para encerrar a ação movida pela empresa norte-americana contra a mineradora brasileira. O acordo foi fechado sem admissão ou negação das demandas agora extintas e no valor de US$ 55,9 milhões.
Em abril do ano passado, a SEC abriu processo contra a Vale, acusando a empresa de fraudar documentos “falsos e enganosos” sobre a segurança de sua barragem antes da tragédia em Brumadinho (MG), ocorrida em janeiro de 2019.
O pacto entrará em vigor assim que for ratificado pelo Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Leste de Nova York. Além disso, a SEC não irá contestar a moção da mineradora para rejeitar todas as alegações de que a companhia agiu com intenção fraudulenta ou imprudente em relação às suas divulgações.
A Vale informou que “segue com seu compromisso de remediar e reparar os danos causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho em 2019”.