Mercado

Vale (VALE3) altera data para assembleia com acionistas

A data foi alterada para 08 de março

A Vale (VALE3) comunicou ao mercado e aos acionistas, nesta segunda-feira (26), que modificou a data de sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) para 08 de março de 2024, de acordo com seu Calendário Anual de Eventos Corporativos.

Segundo a Genial Investimentos, a revisão ocorre logo após a divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2023 (4T23), que apresentaram dados operacionais robustos, porém o lucro foi afetado por maiores provisões relacionadas ao acidente em Mariana (MG).

“Acreditamos que possa ser discutido na AGO o ritmo de provisionamento para 2024, bem como a possibilidade dessa situação impactar na distribuição de dividendos esse ano, principal motivo pelas ações terem perdido fôlego durante a sexta-feira, pós-resultado, logo após a conferência com analistas. Seguimos monitorando demais overhangs, como pressão do governo nas licenças suspensas em metais básicos e eleição para o cargo de CEO”, disse a Genial em relatório.

Vale (VALE3) firma acordo para desinvestimento na PT Vale Indonésia

A Vale (VALE3) anunciou ao mercado, nesta segunda-feira (26), que chegou a um acordo definitivo com a Vale Canada, a estatal de mineração da Indonésia MIND ID e a japonesa Sumitomo Metal Mining para a venda de uma parcela de 14% de sua participação na mineradora de níquel Vale Indonesia.

De acordo com um comunicado da mineradora, a Vale Canada está prevista para receber cerca de US$ 160 milhões em dinheiro assim que a transação for concluída, prevista para ocorrer antes do final de 2024, sujeita ao cumprimento das condições de fechamento habituais.

A venda de participação é crucial para estender a autorização de mineração da Vale Indonesia além de 2025, pois os regulamentos na Indonésia exigem que investidores estrangeiros transfiram pelo menos 51% de suas participações combinadas para compradores locais após um determinado período de operação.

Em novembro, a Vale Canada e a Sumitomo assinaram um acordo preliminar para transferir as ações para a MIND ID. Após a conclusão, a MIND ID se tornará o principal acionista da Vale Indonésia, com sua participação aumentando de 20% para 34%.