No decorrer deste ano, o Conselho da Vale (VALE3) deve ter em mãos uma lista tríplice, elaborada por uma empresa de recrutamento contratada, com três nomes em potencial para o cargo de presidência da mineradora.
Na sexta-feira (8), os membros do núcleo decidiram que o mandato de Eduardo Bartolomeo, que acabaria em maio, será prorrogado até dezembro. O atual CEO deve auxiliar no processo de transição do próximo mandatário, em 2025.
Caso a decisão sobre o próximo nome a comandar a empresa, seja tomada até abril do ano que vem, são os membros do Conselho atual que irão definir o nome. No momento, um total de 13 membros formam o colegiado.
Desses, há os independentes (8) e os que estão vinculados a acionistas de referência (5). Essas acionistas são a Previ – fundo de pensão de funcionários do Banco do Brasil (BBSA3) – Mitsui & Co (TYO: 8031), Bradespar (BRAP4) e o representante dos empregados, segundo o Valor Investe.
Lista dos membros no Conselho da Vale (VALE3)
Todos os nomes que compõem o núcleo atual iniciaram seus mandatos entre abril e maio do ano passado. Logo, devem se encerrar no mesmo período de 2025.
Na lista consta, Daniel André Stieler, na cadeira de presidente. Stieler está no conselho da Vale desde 2021, além de presidir também coordena o Comitê de Indicação e Governança e tem lugar no Comitê de Alocação de Capital e Projetos.
Marcelo Gasparino da Silva é vice-presidente, seu papel como conselheiro é exercido desde 2019. Ele também é membro dos mesmos comitês que Stieler participa.
O representante dos funcionários é André Viana Madeira. Faz parte do Conselho desde 2021, foi eleito pelo conjunto de empregados e integra o Comitê de Sustentabilidade.
Entre os conselheiros independentes constam os nomes de: Douglas James Upton, José Luciano Duarte Penido, Luis Henrique Cals de Beauclair Guimarães, Manuel Oliveira, Paulo Hartung, Rachel de Oliveira Maia e Vera Marie Inkster.
Os demais integrantes do Conselho da Vale, desta vez com vínculos, conforme citada anteriormente, são: Shunji Komai, João Luiz Fukunaga e Fernando Jorge Buso Gomes.