Após a repercussão de uma lista com 15 possíveis nomes cotados à presidência da Vale (VALE3), veiculada pelo colunista Lauro Jardim, do “O Globo”, um dos nomes cogitados, Francisco Gomes Neto, atual CEO da Embraer (EMBR3), reafirmou seu com a empresa de aviação.
Gomes Neto agradeceu por estar na lista, mas destacou que não tem planos de mudar de companhia no momento, segundo apuração do “Suno”.
“Agradeço a consideração do meu nome no processo de sucessão da Vale, mas, para evitar especulações, gostaria de reafirmar meu compromisso com a Embraer, que passa por um período de crescimento muito positivo e conta com um plano estratégico robusto para garantir um futuro sustentável para a companhia”, disse o CEO da Embraer.
Segundo a informação anterior, a mineradora teria iniciado mais uma etapa de sua sucessão nesta semana. Porém, a afirmativa foi negada pela Vale em comunicado ao mercado.
A consultoria Russel Reynolds, contratada pela Vale para ajudar no processo, teria entregue a lista dos 15 possíveis nomes para ser CEO ao Conselho de Administração, de acordo com Lauro Jardim.
O processo tem se arrastado desde 2023, com alguns rumores polêmicos e divergências entre os membros do conselho, inclusive com o nome de Guido Mantega cogitado para substituir Eduardo Bartolomeo.
Vale (VALE3) nega ter definido lista de candidatos à presidência
Um comunicado para esclarecimentos quanto a notícias ligadas ao processo de definição do novo presidente foi divulgado pela Vale (VALE3) nesta terça-feira (9). Até o momento não há definição por parte do Conselho de Administração sobre a lista de candidatos, disse a mineradora.
O comunicado da Vale se refere à uma informação veiculada pelo jornal “O Globo”, afirmando que a empresa recebeu uma lista de 15 possíveis nomes cotados ao cargo de CEO.
A empresa Russell Reynolds, contratada pelo Conselho da Vale, segue prestando serviços de assessoria para a seleção do novo presidente, de acordo com o documento.
Além disso, o processo de sucessão vem sendo conduzido conforme o estatuto social, as políticas internas da mineradora, o regimento interno do Conselho de Administração e a legislação aplicável, disse a Vale.