A Vale (VALE3) anunciou a criação da Vale Ventures, iniciativa de corporate venture capital (capital de risco) para investir em startups com foco em soluções sustentáveis para a área de mineração. A empresa afirmou que está comprometendo um capital de US$ 100 milhões para investimento.
Em comunicado, a mineradora afirmou que seu o braço de capital de risco adquirirá participações minoritárias em startups focadas em quatro temas: descarbonização na cadeia da mineração, mineração sem resíduo, metais de transição energética e mineração do futuro.
De acordo com a Vale, ela irá investir em startups com foco em descarbonização na cadeia da mineração para criar “tecnologias que ajudem a Vale e seus clientes a reduzir emissões de carbono, apoiando a ambição da empresa de reduzir emissões até ser neutro em carbono até 2050”.
No caso da mineração sem resíduo, o objetivo da empresa é “reduzir resíduos e impacto ambiental dos processos, fomentando economia circular e gerando novos fluxos de receita”.
A companhia também tem interesse em empresas focadas em metais de transição energética, “para acelerar a capacidade de fornecer metais essenciais para transição energética e impulsionadores emergentes da demanda”.
Além disso, a Vale afirma que irá investir em empresas que apresentem “novas tecnologias que mudarão a forma como as mineradoras executam seus negócios”.
“Colaboraremos com startups com visão de futuro que tragam grandes ideias e pensamento arrojado para esses desafios monumentais”, afirmou o líder da Vale Ventures, Viktor Moszkowicz, em nota.
“Ao montarmos um portfólio de soluções disruptivas, nós podemos gerar retorno financeiro e estratégico, criando novas oportunidades de negócios, insights e conhecimento para a Vale, clientes e sociedade”, acrescentou Moszkwicz.
No documento, a mineradora brasileira ainda afirma que a “Vale Ventures reforça o compromisso da Vale com a inovação, que é chave para melhorar a vida das pessoas e transformar o futuro em conjunto com a sociedade”.