
A Vale (VALE3) deve retomar ainda neste ano a posição de maior produtora mundial de minério de ferro, afirmou o presidente-executivo da companhia, Gustavo Pimenta, durante participação no congresso Exposibram.
A mineradora brasileira havia perdido o posto nos últimos anos para a australiana Rio Tinto, mas, segundo o executivo, a tendência é de recuperação da liderança em 2025.
Pimenta destacou que a Vale mantém uma visão positiva para a demanda global de minério de ferro no longo prazo e disse estar “feliz com os resultados da unidade de cobre”, que tem apresentado desempenho consistente.
Vale (VALE3) e Samarco são autuadas por tentar deduzir IR com indenizações de Mariana
A Vale (VALE3) e a Samarco foram autuadas em R$ 1,92 bilhão por utilizarem as indenizações pela tragédia de Mariana (MG) para conseguir dedução de IR (Imposto de Renda). O valor é equivalente ao que as companhias registraram no IR, acrescido de reajustes e multa.
Após a Receita Federal identificar o pedido, o caso gerou quatro processos no Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais). A PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional), que atuou no caso, se posicionou contra as mineradoras, e teve vitória em todos os julgamentos até agora. Ainda existe a possibilidade de recurso e as companhias podem tentar judicializar o caso.
A Vale e a Samarco argumentam que as indenizações e compensações relacionadas à tragédia devem ser consideradas como despesa obrigatória de suas respectivas atividades, na mesma categoria de insumos, conta de luz, etc.