Mercado

Vale (VALE3) deve ter resultados sólidos no 4T23, apontam especialistas

BP Money ouviu dois especialistas para avaliar o que a Vale deve apresentar no balanço após o fechamento de mercado desta quinta (22)

Devido ao sólido desempenho operacional, a Vale (VALE3) deve apresentar um aumento nos principais indicadores em seu balanço do quarto trimestre do ano anterior (4T23), que será divulgado nesta quinta-feira (22),  após o fechamento do mercado. De acordo com estimativas compiladas pelo BP Money de dois especialistas, estima-se que haverá um aumento significativo na lucratividade da mineradora.

Para o assessor na iHUB Investimentos, Lucas Sharau,  é esperado que haja um aumento da lucratividade da empresa, não só nesse último balanço que está para ser publicado, mas ao longo de todo o ano, exercício de 2024. “Levando como consequência as principais conjunturas internacionais que refletirão na necessidade do minério de ferro para a sua produção”, explicou Sharu.

Por outro lado, o diretor de portfólio da Acura Capital, André Carvalho, pontua que, embora o cenário esteja desafiador de modo geral, com dificuldades relacionados à Vale e seus ruídos políticos, e na China, que também passa por um momento econômico delicado. Carvalho destaca que, os próximos resultados de Vale são vistos com bons olhos. Isso porque, a empresa apresentou a intenção de reduzir o ritmo de desestocagem no 4T23, associando-o à necessidade de reconstrução dos estoques operacionais, explicou.

“Os preços realizados tanto para o níquel quanto para o cobre foram melhores que o esperado, o que provavelmente resultará em uma ligeira melhora no Ebitda de metais básicos da empresa. O lucro líquido médio projetado é de US$ 3,976 bilhões. Se confirmado, isso representará um aumento de 6,76% em comparação com o quarto trimestre de 2022″, explica Carvalho.

O diretor ainda destaca que, a mineradora deve apresentar um aumento nos principais indicadores no balanço. No entanto, Carvalho ressalta que, “não sei se serão suficientes para surpreender o mercado, mas devem apresentar melhora sim.

Cenário global e Vale

Sharau explica que, de modo geral, este balanço é um reflexo do último trimestre de 2023, que tínhamos uma alta taxa de juros, taxa de juros no mundo inteiro elevada. “O setor que depende do minério de ferro, que consome minério de ferro, os setores, como construção civil, como automobilística e tal, dependem do custo do dinheiro, que é a taxa de juros”, explica. 

“Consequentemente, o consumo, propriamente dito, desse tipo de atividade, espera-se que tenha sido mais baixo do que poderia ser caso num cenário de baixos juros”, pontua o assessor. 

O momento da China também reflete diretamente na mineradora, segundo Sharu. “O setor de mineração deve seguir com atuação moderada, considerando o momento de recuperação da economia do principal cliente da Vale, a China”, ressalta, por outro lado, o diretor de portfólio da Acura Capital.

Além disso, o assessor destaca que, nos últimos episódios da definição da diretoria da Vale, houveram alguns embates e uma não definição de qual seria o diretor lá da empresa, além do do board. “Então, também na questão de gestão da Vale, vemos alguma turbulência, e tudo isso reflete no desconto do seu preço”, pontua. 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile