Governança

Vale (VALE3) e Suzano: BBI diz que mudanças de CFOs são vantajosas

A troca de cadeiras começou com a Vale nomeando Marcelo Bacci, que atuava na Suzano, como CFO na sexta-feira (25)

Foto: Vale/Reprodução
Foto: Vale/Reprodução

A mineradora Vale (VALE3) e a companhia de celulose Suzano (SUZB3) anunciaram novos CFOs na última sexta-feira (25). Para os analistas do Bradesco BBI, as alterações foram bem recebidas e tem vistas a uma situação vantajosa para ambas as empresas.

A troca de cadeiras começou com a Vale nomeando Marcelo Bacci, que antes atuava na produtora de papel e celulose, para o cargo de CFO. O cargo estava vago desde a promoção do antigo CFO, Gustavo Pimenta, à posição de CEO. 

Após a saída de Bacci, a Suzano anunciou Marcos Assumpção, anteriormente Diretor Financeiro da Suzano, como CFO.

O destaque da equipe de research do BBI foi o fato de Bacci já ter construído um forte histórico com investidores. Ele liderou com sucesso, segundo o banco, a Suzano, aderindo a uma estratégia disciplinada de alocação de capital, ao passo que também manteve a alavancagem sob controle ao longo dos ciclos. 

A nomeação do executivo como novo CFO da Vale, na avaliação do BBI, acarretará em um desenvolvimento positivo para a mineradora. 

Além disso, a companhia já concluiu pendências significativas que tinha nos últimos meses e agora está bem posicionada para buscar uma nova agenda estratégica, segundo o Bradesco.

Já no caso da Suzano, a visão do BBI é que o novo CFO será também um desenvolvimento positivo para a empresa, isto porque ele também construiu um forte histórico com investidores e levará uma ampla experiência em mercados financeiros. 

Assumpção foi considerado uma escolha preparada para o desempenho da função na Suzano pois entrou na empresa em 2022 e assumiu responsabilidades importantes, incluindo Diretor de Planejamento Financeiro e M&A.

Vale (VALE3) contrata CFO da Suzano, que nomeia novo diretor financeiro

O Conselho de Administração da Vale (VALE3) aprovou nesta sexta-feira (25), segundo comunicado ao mercado, a entrada de Marcelo Bacci, atual CFO da Suzano (SUZB3), como diretor financeiro da mineradora. 

A previsão é que o executivo inicie no cargo em 2 de dezembro. A saída de Bacci da Suzano tem efeitos a partir de 30 de novembro.

Bacci chegará à Vale para substituir Murilo Muller, que ocupa interinamente o cargo de diretor financeiro. 

Conforme comunicado pela mineradora, Muller “retomará o exercício de suas funções regulares na Vale em 2 de dezembro”.

Em paralelo a isso, a Suzano também informou nesta sexta-feira que seu Conselho de Administração aprovou a nomeação de Marcos Moreno Chagas Assumpção, para o cargoo de diretor financeiro.

Atualmente o executivo atua como diretor de planejamento financeiro e M&A da companhia.