Mercado

Vendas de supermercados têm alta de 3% em 2023

Em dezembro do ano passado, o setor teve alta de 10,73%

As vendas dos supermercados registraram crescimento de 3,09% em 2023 na comparação com o ano anterior, segundo levantamento Associação Brasileira de Supermercados (Abras) divulgado nesta quarta-feira (24). Em dezembro do ano passado, o setor teve alta de 10,73% em comparação com o mesmo mês de 2022. As informações são da Agência Brasil.

O vice-presidente da Abras, Marcio Milan, avalia que o cenário econômico ao longo do ano foi favorável à expansão do consumo. “A menor inflação dos preços dos alimentos para consumo no domicílio na comparação com o consumo fora do lar foi um fator essencial para o crescimento do consumo das famílias ao longo do ano”, enfatizou. Entre outros fatores positivos, o executivo destacou a queda no desemprego e os programas sociais.

Para o ano de 2024, a projeção da Abras é de crescimento de 2,5%. Segundo Milan, o controle da inflação está permitindo a recomposição do poder de compra dos consumidores, enquanto o reajuste do salário minimo acima da inflação oficial também deve ajudar a impulsionar as compras nos próximos meses.

“O cenário macroeconômico sinaliza para um crescimento gradual do consumo ao longo do ano acompanhando as sazonalidades, o comportamento das principais safras, os fatores climáticos como excesso de chuva, secas e ondas de calor e a demanda internacional de alimentos”, afirma o vice-presidente da associação.

Há ainda o efeito do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep, que deve, segundo a Abras, destinar R$ 28 bilhões a 25 milhões de trabalhadores.

Vendas no varejo sobem 0,1% em novembro de 2023

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 17, revelou que o volume de vendas no varejo apresentou um aumento de 0,1% em novembro de 2023 em comparação com o mês anterior, considerando a série com ajuste sazonal. Em outubro, o comércio restrito havia registrado uma queda de 0,3%, mantendo os dados inalterados sem revisão.

O desempenho do penúltimo mês de 2023 está alinhado com a mediana estimada pelo Valor Data, obtida por meio de consulta a 24 consultorias e instituições financeiras, que apontava um aumento de 0,1%. As projeções variavam de uma queda de 1,6% a um aumento de 0,9%.

Em relação a novembro de 2022, o varejo restrito registrou um avanço de 2,2%, em conformidade com as expectativas. O acumulado de 2023 até novembro apresentou uma alta de 1,7%, enquanto nos 12 meses até novembro, o crescimento acumulado foi de 1,5%.

No varejo ampliado, abrangendo vendas de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacarejo, o volume de vendas registrou um aumento de 1,3% na transição entre outubro e novembro de 2023, após ajustes sazonais. Analistas de 24 bancos e consultorias esperavam uma elevação de 0,4%, conforme a mediana das projeções. O intervalo das estimativas variava de uma queda de 1% a um aumento de 1%.

Seis das oito atividades analisadas no varejo restrito apresentaram aumento de outubro para novembro de 2023: combustíveis e lubrificantes (1%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,1%); tecidos, vestuário e calçados (3%); equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (18,6%); móveis e eletrodomésticos (4,5%); e outros artigos de uso pessoal e doméstico (1%).

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