A VG Research, uma das casas de análise mais importantes do Brasil, está apresentando crescimento nos últimos anos. Fundada em 2019, a companhia, que conta com cerca de 25 mil clientes ativos e fatura R$ 10 milhões anualmente, foi fruto da atuação de Vicente Guimarães, atual CEO, nas redes sociais.
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Guimarães trabalhou inicialmente como professor universitário e depois abriu uma empresa de consultoria. Simultaneamente, investia em ações.
Com a crise econômica de 2015/2016, o atual CEO da VG Research se viu obrigado a fechar seu negócio. Mesmo assim, o gestor, que atuava paralelamente no mercado financeiro, conseguiu atingir aquilo que ele chama de “liberdade financeira”.
“Eu já tinha acumulado o bastante para viver apenas da rentabilidade do meu capital. Cheguei a propor para minha esposa que comprássemos um motorhome para ficar viajando pelo continente, mas ela ainda estava trabalhando e resolvemos esperar”, afirmou.
Guimarães começou a ocupar seu tempo nas redes sociais. Criou grupos de investimento no WhatsApp, chegou a ter um grupo em um fórum de discussão. O objetivo era trocar informações. Em 2018, surgiu a ideia de criar um canal no YouTube. O formato era simples, mas rico em conteúdo. Seus primeiros dez vídeos resultaram em um curso gratuito sobre investimentos e isso lhe deu visibilidade.
Além do YouTube, os vídeos eram postados no Facebook. Na época, Guimarães chegou a ter 10 mil seguidores. Foi quando começaram a pedir mentoria, carteira recomendada etc. No Instagram, atualmente ele conta com 213 mil seguidores e no YouTube, com 236 mil.
“Ficou interessante. Logo percebi que poderia ampliar minha renda fazendo mentoria. Eu pensava, se até o final do ano eu tiver 50 clientes pagando mil reais, vai dar para viver viajando. Só que, no final de 2018, eu não tinha 50 clientes e sim 500”. No ano seguinte, fundou a VG Research.
Ao criar a casa, Guimarães tinha o objetivo de passar conhecimento para que mais pessoas pudessem alcançar a tão sonhada “liberdade financeira” investindo em ações, mas sem a ansiedade de ganhar dinheiro rápido.
“Meu foco era e ainda são dividendos, acúmulo financeiro e longo prazo. Fazemos análises criteriosas do mercado financeiro em todas as classes de ativos, desde ações e fundos imobiliários, até stocks, REITs e criptomoedas”, afirmou Guimarães.
Para ter acesso às informações o cliente tem de comprar pacotes cujos valores, em termos, variam de R$ 120 a R$ 20 mil por ano. Os pacotes que mais contribuem com o faturamento são aqueles com valor médio entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. A empresa também vende cursos na área financeira.
Ao todo são nove diferentes planos oferecidos no site da VG Research. Segundo o CEO, 20% de sua base são assinantes vitalícios. Mas o plano que mais vende é o VG Vip, que custa R$ 750 por ano.
Atualmente, a VG Research conta com cerca de 30 colaboradores, incluindo oito analistas, dois profissionais da área de TI, dez no marketing digital, três contadores e seis na equipe de atendimento. Para 2023, Guimarães espera que a companhia continue performando tão bem quanto em 2022.
“Nossa expectativa é pelo menos manter os resultados obtidos em 2022. Se conseguirmos já estará bom. Em termos de produtos, pretendemos lançar um novo site, um app, novas carteiras, serviços e pensamos em entrar na área educacional oferecendo cursos de tíquete mais alto, como de pós-graduação, por exemplo”, complementou o CEO da VG Research.