Mercado

Via (VIIA3): S&P rebaixa ratings de crédito

Os ratings de crédito de emissor e emissão da Via foram rebaixados de ‘brAA-‘ para ‘brA-‘

Os ratings de crédito de emissor e emissão da Via (VIIA3) foram rebaixados pela agência de classificação de risco S&P Global de ‘brAA-‘ para ‘brA-‘ na Escala Nacional Brasil, com perspectiva da classificação de emissor como negativa.

Em relatório, a S&P Global também ressaltou que a alavancagem da Via Varejo continua ainda acima do esperado.

“A perspectiva negativa indica uma chance em três de rebaixamento dos ratings e reflete os riscos da indústria de varejo discricionário brasileira, como a queda da renda disponível da população, taxas de juros ainda em patamares elevados e o alto grau de competição, que podem continuar afetando os resultados da Via e a redução da alavancagem que esperamos para 2024 e 2025”, afirmou a agência de rating.

A S&P Global atualizou as projeções para a Via após a varejista divulgar os resultados do primeiro semestre de 2023, indicando que a empresa não conseguirá atingir as metas de crédito esperadas em sua análise mais recente.

“Os resultados apresentados pela Via no primeiro semestre de 2023 refletem os efeitos do ambiente macroeconômico e os desafios estruturais pelos quais o setor de varejo vem passando, após alguns anos com foco em crescimento de vendas e ampliação da participação do e-commerce nas receitas da empresa”, explicou a agência.

Segundo a S&P, ainda há a possibilidade dela rebaixar os ratings da Via nos próximos 6 a 12 meses, caso a empresa não seja bem-sucedida na implementação de seu plano de transformação e enfrente concorrência acirrada no varejo.

No mesmo período, a agência informou que também pode alterar a perspectiva para ‘estável’, caso a Via apresente recuperação consistente das margens nos próximos trimestres.

Via (VIIA3) anuncia o fechamento de até 100 lojas

A Via Varejo (VIIA3) pretende fechar de 50 a 100 lojas ainda em 2023, em meio a um processo de reestruturação do seu negócio. A mudança irá ocorrer após a chegada do novo CEO, Renato Horta Franklin, e do CFO, Elcio Mitsuhiro.

Segundo a empresa de varejo, os objetivos do novo plano, denominado Via 2025, são focar na estabilização da operação, buscando geração de caixa e rentabilidade.

Nos últimos balanços trimestrais, a Via tem queimado caixa sucessivamente. O novo plano acompanhou o resultado do segundo trimestre, que trouxe um prejuízo líquido de R$ 492 milhões e uma queima de caixa de R$ 760 milhões.