A Vibra Energia (VIBBR3) deve anunciar na terça-feira (29) a contratação de Ernesto Pousada para o cargo de CEO (diretor executivo), ocupado interinamente por André Corrêa Natal. A informação é do jornal “Valor Econômico”.
Pousada é o atual presidente da VLI Logística. Segundo o “Valor”, a divulgação ao mercado está prevista para ser feita na próxima terça-feira, antes da abertura do pregão.
A Vibra estava em busca de um novo CEO desde que Wilson Ferreira Júnior anunciou sua decisão de deixar o cargo, em julho. O executivo acabou se tornando presidente da Eletrobras (ELE3;ELET6) logo em seguida.
Vibra (VBBR3): Conselho queria anunciar novo CEO até fim do ano
Após a saída de Wilson Ferreira Jr., o Conselho de Administração da Vibra Energia (VBBR3) anunciou que buscava um novo CEO e planejava anunciá-lo até o fim deste ano. Um dos nomes cotados para substituir Wilson Ferreira Jr. foi de Carlos Piani, membro do conselho da distribuidora de combustíveis.
Ao lado de Sérgio Rial, chairman da Vibra, três membros do colegiado definem o nome do novo presidente da distribuidora de combustíveis. Fazem parte desse comitê de pessoas Ana Toni, Nildemar Secches e Pedro Ripper.
Ainda de acordo com o “Valor Econômico”, Wilson Ferreira Jr. sugeriu duas pessoas da sua equipe na empresa: André Natal, vice-presidente executivo de Finanças da empresa, e Marcelo Fernandes Bragança, vice-presidente executivo de Operações da companhia.
Ambos têm experiência na área de óleo e gás. Ferreira Jr. também teria indicado a consultoria Egon Zehnder para assessorar o colegiado na escolha do novo CEO.
Vibra buscava nomes no mercado
A Vibra estava buscando um nome do mercado, mas não necessariamente que já estivesse em empresas concorrentes ou que seja do setor de energia. Ainda houve um inconformismo em parte do colegiado por não terem conseguido reter Wilson Ferreira Jr. na companhia.
O ex-CEO pediu desligamento em 20 de julho. Duas semanas depois, foi confirmado como novo presidente da Eletrobras, gigante de energia recém-privatizada que ele já tinha comandado entre julho de 2016 a janeiro de 2021.
O novo CEO da Vibra deverá executar o planejamento traçado por seu antecessor, que em pouco mais de um ano na empresa estruturou importantes aquisições, como a compra da comercializadora de energia Comerc, por R$ 1,2 bilhão, e de 50% da Zeg (biogás), por R$ 160 milhões. A companhia também avalia ativos no mercado de GLP (gás liquefeito de petróleo).