Mercado

Vibra (VBBR3) pagará R$ 478,4 mi em JCP; veja valor por ação

O pagamento será efetuado até o dia 30 de junho de 2024

O Conselho de Administração da Vibra Energia (VBBR3) aprovou, nesta segunda-feira (18) a distribuição de remuneração antecipada aos acionistas, sob a forma de juros sobre o capital próprio (JCP).

O montante bruto será de R$ 478,4 milhões, equivalentes a aproximadamente R$ 0,42909543292 por ação. O valor é referente ao exercício social de 2023.

O pagamento será efetuado até o dia 30 de junho de 2024, sem atualização ou correção monetária, com base na posição acionária do dia 21 de setembro 2023.

As ações de emissão da companhia passarão a ser negociadas ex-juros sobre capital próprio a partir de 22 de setembro de 2023.

Americanas (AMER3) ganhará quase R$ 200 mi de Vibra (VBBR3)

Vibra Energia (VBBR3) firmou em agosto um contrato de encerramento que marca o fim da parceria com a Americanas (AMER3). O termo formaliza a sua saída do quadro societário da Vem Conveniência.

Desse modo, no termo de encerramento, está prevista a devolução das atividades comerciais das lojas de pequeno varejo aos acionistas originais. Isto é, as lojas locais voltam para a Americanas e a BR Mania retorna para a Vibra.

De acordo com a Vibra, considerando que os negócios não apresentam igualdade de volume dentro da participação equitativa da Vem Conveniência, conforme estipulado no contrato tanto para a criação quanto para a dissolução, será necessário um componente financeiro, representando o pagamento de R$ 192 milhões à Americanas, a fim de equalizar a diferença no valor dos negócios O objetivo de nivelar a discrepância nos valores das atividades comerciais.

Nesse sentido, a Vibra informou que a BR Mania será aportada em uma nova empresa com capital 100% pertencente à companhia. Sendo assim, a empresa incorporará a marca Vem Conveniência.

“Com a nova sociedade detentora das lojas BR Mania como uma subsidiária independente, a Vibra esperar prosseguir com o crescimento já verificado e desenvolver ainda mais o seu negócio de conveniência, como parte indispensável na sua proposta de valor para a revenda e consumidores de sua rede de postos”, comentou a companhia.