A Vibra (VBBR3) divulgou na noite de terça-feira (21) seu balanço do quarto trimestre de 2022. A companhia reportou lucro líquido de R$ 566 milhões entre outubro e dezembro, queda de 44,8% em relação ao mesmo trimestre de 2022.
A receita líquida somou R$ 45,1 bilhões no quarto trimestre de 2022, avanço de 14,8% na comparação com igual etapa de 2021.
Já o Ebitda (Lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado totalizou R$ 1,581 bilhão no último trimestre de 2022, um recuo de 1,1% em relação ao mesmo período de 2021.
A margem Ebitda ajustada, por sua vez, atingiu R$ 157 por m³ (metro cúbico) entre outubro e dezembro do ano passado, uma diminuição de 1,8% na base anual.
“O 4T22 apresentou um contexto de alta volatilidade dos preços das commodities que comercializamos, com os preços do diesel ao longo de outubro experimentando novos aumentos de crack spreads e levando a um novo descolamento dos preços domésticos em relação aos internacionais”, escreveu a companhia em comunicado.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 404 milhões no quarto trimestre de 2022, revertendo ganhos financeiros de R$ 807 milhões registrados na mesma etapa de 2021.
O lucro bruto ajustado da Vibra somou R$ 1,565 bilhão entre outubro e dezembro, uma redução de 27,9% na comparação com o mesmo período de 2021.
As despesas operacionais ajustadas foram de R$ 573 milhões no quarto trimestre de 2022, uma retração de 15,2% em relação ao mesmo período de 2021.
Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida da Vibra era de R$ 13,729 bilhões, uma elevação de 35,8% na comparação com o mesmo trimestre de 2021.
Vibra Energia (VBBR3) encerra parceria com a Americanas (AMER3)
Em janeiro, a Vibra (VBBR3) informou que seu Conselho de Administração notificou a Americanas (AMER3) sobre o encerramento imediato da joint venture formada entre as duas empresas para exploração de lojas de pequeno varejo, dentro e fora de postos de combustível, por meio das redes Local e BR Mania.
Na parceria com a Americanas, a Vibra detinha 50% do capital social da Vem Conveniência, com a outra metade sendo da varejista. Em fato relevante, a companhia explicou o encerramento da parceria.