Troca mal vista

Vivara (VIVA3) despenca mais de 14% com mudança no comando

O volume de negociações dos papéis da Vivara já é 15 vezes maior que na sessão de sexta-feira (15); esse é o terceiro maior giro de ações do pregão

Foto: Vivara / Divulgação
Foto: Vivara / Divulgação

No pregão desta segunda-feira (18), as ações ordinárias da Vivara (VIVA3) despencaram 13,74%, a R$ 26,51, por volta das 15h20 (horário de Brasília), após o anuncio de retorno de Nelson Kaufman, fundador, ao comando da empresa. O executivo volta ao cargo de vice-presidente, sucedendo a saída de Paulo Kruglensky.

Segundo o Valor Investe, o número de negociações dos papéis da Vivara já é 15 vezes maior que na sessão de sexta-feira (15). A eleição de Kaufman foi comunicada na sexta-feira, pelo Conselho da empresa. 

Além de fundador, o executivo também detém a maior parte das ações VIVA3, ele volta ao comando após 13 anos de saída do cargo. 

Conforme apuração do Valor, Kaufman disse que seu retorno é para levar a rentável companhia à próxima fase de expansão, visando o mercado internacional.

Os membros da família, que compõem o grupo de controle, já vinham discutindo o tema. Para eles, a Vivara ganhou maturidade para isso [expansão], sendo o fundador o melhor nome para assumir a etapa e dar velocidade, segundo o jornal.

Análise sobre a Vivara (VIVA3)

Na análise do JP Morgan, um ruído desnecessário foi causado pela mudança, sendo a empresa uma das que melhor executam na Bolsa, bem como, levanta questões sobre a governança. 

Para o banco, a mudança de estratégia da Vivara, pode criar problemas em seu caminho de crescimento. Visto que eles estão saindo da expansão da marca Life e integração de canais de venda, para alcançar a internacionalização.

O comunicado repercutiu mal no mercado desde o começo da sessão desta segunda-feira. Mais cedo, os papéis da joalheria caiam 6,12%, por volta das 11h30 (horário de Brasília).

Vivara (VIVA3) tem bom desempenho e é um dos destaques do varejo

A rede de joalherias Vivara (VIVA3) divulgou a prévia do número de vendas referente ao quarto trimestre de 2023 e reportou R$1 bilhão, um avanço de 24% na comparação anual. 

A marca Vivara cresceu 13% em comparação a 2022 e foi destaque, com R$639 milhões em vendas. Enquanto a outra empresa da rede, Life, registrou R$184 milhões, 77% a mais que o valor adquirido no mesmo período de 2022.

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