A Volkswagen (VOW3) começou o ano com uma boa notícia sobre o desempenho de suas vendas em 2023. A montadora alemã atingiu sua meta anual, apesar do baixo rendimento na China, e vendeu cerca de 9,2 milhões de veículos em todo o mundo, uma taxa 12% maior que a de 2022. Os números foram divulgados em um comunicado nesta terça-feira (9)
A saída pretendida pela Volkswagen (VOW3) para o ano passado era entre 9 milhões e 9,5 milhões.
Nesse período, o consumo de veículos elétricos a bateria cresceu 35% chegando a 770 mil. Isso compreende 8,3% de todas as vendas no comparativo ao ano de 2022, que ficou em 6,9%, segundo informações da empresa.
Na China, ao contrário do cenário vivido em outros territórios, o desempenho foi fraco e atingiu apenas 3,2 milhões, um aumento de 1,6% na procura. O país é considerado o maior mercado automobilístico do mundo e a Volkswagen (VOW3) já foi líder de comercialização, mas perdeu espaço para outros fabricantes de carros elétricos como BYD e Tesla.
Volkswagen (VOW3): destaques de vendas
A Audi, sua marca de luxo, foi o maior destaque de vendas na China, com aumento de 13,5%, aproximadamente 728,6 mil.
O executivo da Volkswagen Group China, Ralf Brandstaetter, declarou que a empresa segue planejando melhorias na fabricação dos produtos para os próximos anos. “Embora a situação permaneça desafiadora nos próximos dois anos, estamos desenvolvendo ainda mais nossas capacidades tecnológicas e preparando nosso negócio para o futuro.”
Quanto às demais regiões do planeta, os números da Volkswagen (VOW3) foram expressivos. Na América do Norte as vendas aumentaram 18%, na Europa Ocidental esse desempenho chegou a 21% e 14% na Europa Central e Oriental.
Nas regiões do Oriente Médio e África as entregas cresceram 29%. E, excluindo a China e Hong Kong, as regiões da América do Sul e da Ásia-Pacífico tiveram um acréscimo de 9% em vendas.