Mercado

Walmart anuncia aquisição de US$ 2,3 bi após 4TRI23 acima do esperado

Entre os detalhes do resultado do 4T23, o lucro da varejista norte-americana fechou 2023 com crescimento de 5% no ano, a US$ 1,80 por ação.

O Walmart (WMT), empresa de varejo dos EUA, registrou números melhores que o esperado pelo mercado norte-americano, no quarto trimestre do ano passado (4T23). No embalo das divulgações, a companhia anunciou um acordo de aquisição da fabricante de televisores Vizio, pelo valor de US$ 2,3 bilhões.

O resultado imediato do comunicado foi o fechamento dos papéis Walmart (WMT) em alta de 3,23%, na Nyse, um das Bolsas de Valores dos EUA. Apesar disto, a empresa apresentou metas fracas para este ano, informou a agência Dow Jones. A empresa elevou os dividendos em 9,2%. Sendo assim, os acionistas receberão US$ 0,83 por ação neste ano, o equivalente a US$ 2,49 antes da operação.

Entre os detalhes do resultado do 4T23, o lucro da varejista norte-americana fechou 2023 com crescimento de 5% no ano, a US$ 1,80 por ação. O resultado, como dito, foi acima das expectativas apontadas por analistas à FactSet, que esperavam US$ 1,64.

Alinhado a isso, as receitas também expressaram aumento de 5,7%,  a US$ 173,4 bilhões. Os números foram impulsionados por um crescimento  de 23% no faturamento de comércio eletrônico. A estimativa dos analistas era um aumento de apenas 4,1%, no quarto trimestre.

A projeção de lucro por ação da Walmart para o primeiro trimestre deste ano está entre US$ 1,48 e US$ 1,56, frente à projeção de US$ 1,47. Para o total do ano, a expectativa é entre US$ 6,70 e US$ 7,12, abaixo da média de US$ 7,06 do mercado.

Proposta da Walmart

A varejista propôs a compra da Vizio por  US$ 11,50 por ação em dinheiro. Sua aposta visa o negócio de publicidade, que cresce rapidamente nos EUA, segundo a Reuters. Os dados sobre vendas de anúncios registraram aumento de 22% no 4T23. 

Além disso, a partir do acordo dá à Walmart acesso ao sistema operacional SmartCast, da Vizio, é por meio dele que se pode obter receita de publicidade, oferecendo aos fornecedores a exibição de anúncios em dispositivos de streaming. 

“Não estou nem um pouco surpreso de ver o Walmart querer estar nessa mesma arena competitiva (de publicidade no varejo), devido apenas à grande quantidade de dólares disponíveis”, disse Brian Mulberry, gerente de carteira de clientes da Zacks Investment Management, que detém ações do Walmart.