“Woodstock para capitalistas”

Warren Buffett: evento da Berkshire Hathaway é neste fim de semana

O megaevento do mercado financeiro, em Omaha, atrai pessoas do mundo todo e reúne personalidades como Jorge Paulo Lemann e Bill Gates

Warren Buffett
Warren Buffett / Foto: Divulgação

Começou hoje e vai até o domingo (5) o emblemático evento do mercado financeiro que reúne acionistas da Berkshire Hathaway, a companhia de investimentos de Warren Buffett, na cidade de Omaha, a maior do estado de Nebraska, nos EUA.

O evento, que o próprio anfitrião chama de “Woodstock para capitalistas”, atrai pessoas de várias partes do mundo. Além de investidores profissionais e personalidades dos negócios, como Jorge Paulo Lemann e Bill Gates, o local também fica repleto de famílias, com suas crianças.

Este ano será a primeira vez que o evento acontece sem Charlie Munger, braço direito de Buffett, que morreu em novembro do ano passado, 33 dias antes de completar 100 anos. Além de amigos, os bilionários eram sócios e parceiros de negócios.

A importância de Munger para o sucesso da Berkshire foi reconhecida por Warren Buffett na carta anual aos acionistas divulgada no início do ano.

A reunião anual tem como objetivo prestar contas aos acionistas da empresa, além de apresentar visões do último ano e projeções para o futuro.

Entre o que pode ser esclarecido por Buffett, estão dúvidas como o que a Berkshire Hathaway fará com seus US$ 165 bilhões em caixa e qual é a aposta do setor financeiro, realizada no terceiro trimestre do ano passado, que continua sendo mantida em segredo por ele.

Além da Apple, a Berkshire concentra posições no setor financeiro, em nomes como American Express e Citibank, e recentemente apostou mais ainda no petrolífero, adquirindo participações na Occidental Petroleum.

Os participantes, porém, não devem esperar análises do dono da Berkshire Hathaway sobre as perspectivas econômicas para os EUA, já que Buffett costuma ser reservado em relação ao tema.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile