WEG (WEGE3) anuncia parceria com Alupar (ALUP11)

Complexo terá capacidade instalada de 37,8 MW e garantia física de 21,7 MW médios, dos quais cerca de 15 MWmédios serão anualmente entregues à WEG

A Alupar (ALUP11) comunicou ao mercado na noite desta quarta-feira (5), que assinou um contrato com duas controladas da WEG (WEGE3). O acordo visa a formar uma parceria societária para geração de energia por meio da Central Geradora Eólica AW Santa Régia de titularidade da Eólica do Agreste Potiguar, controlada pela companhia, para o consumo pelas unidades produtivas da WEG no Brasil.

Em resumo, a WEG e Alupar estabelecem essa parceria para explorar um complexo eólico localizado na cidade de Jandaíra, no Estado do Rio Grande do Norte, com uma capacidade instalada de 37,8 megawatts (MW, além da garantia física de 21,7 MW médios, dos quais cerca de 15 MW médios serão entregues anualmente à WEG sob o regime de autoprodução por equiparação.

De acordo com o comunicado divulgado ao mercado, a parceria impulsiona a expansão dos parques geradores, através de operações no mercado livre de energia.

“A iniciativa também reforça o posicionamento da Alupar no âmbito de uma transição energética mais sustentável e renovável, além de beneficiar a companhia pela maior previsibilidade no seu resultado, decorrente do aumento do volume de energia contratada”, destacou o comunicado.

Além disso, a Alupar informou que a implementação da parceria está sujeita à satisfação de condições suspensivas, usuais para essa modalidade de operação, incluindo, entre outras, a obtenção da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Acordo com 2W Ecobank

Vale destacar que além da Alupar, a Weg fechou um acordo com a 2W Ecobank. Este acordo tem o objetivo da autoprodução de energia conjunta nos parques eólicos Anemus, I, II e III, localizados no município de Currais Novos, também no Rio Grande do Norte.

Sendo assim, a Weg afirmou que esta iniciativa garantirá 30 MW médios de energia renovável para as operações industriais da companhia na modalidade de autoprodução por equiparação.

Desse modo, os contratos de compra firmados pelas controladas são de aproximadamente R$ 970 milhões, com duração de 20 anos e início a partir de janeiro de 2024.

Por fim, os parques eólicos Anemus I, II e III contam com 33 aerogeradores modelo AGW147/4.2 da Weg. Juntos, eles totalizam 138,6 MW de capacidade instalada.