X descumpre ordem de Moraes e não tira perfil do ar

O perfil foi responsável pela divulgação de informações sobre familiares do ministro

X ex-twutter
X, ex-Twitter / Divulgação

O X, anteriormente conhecido como Twitter, no Brasil, entrou com um recurso contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o bloqueio do perfil @dukeofsalvador.

O perfil foi responsável pela divulgação de informações sobre familiares do ministro, conforme reportado pela revista Veja.

Em abril de 2024, as postagens foram feitas quando o perfil tinha cerca de 200 seguidores, número que hoje ultrapassa 1.000. Entre as informações compartilhadas estão dados profissionais, fotos dos filhos, esposa e irmão do ministro.

O usuário identificado como “John T” na plataforma alegou que as informações foram obtidas na internet.

A decisão de Moraes faz parte do inquérito 4.781, conhecido como inquérito das fake news, que está em andamento de forma sigilosa. O ministro ordenou o bloqueio imediato da conta em até duas horas, sob ameaça de multa diária de R$ 100 mil, além da exigência de entrega dos dados do usuário em até 15 dias.

Segundo Moraes, a publicação “claramente incita à violência virtual e física” contra os indivíduos mencionados, conforme relatado na petição obtida pela revista.

Desta vez, o X optou por fornecer os dados cadastrais à Corte, porém o perfil continuou ativo.

No recurso, argumentou que o conteúdo publicado, à primeira análise, não apresenta caráter ilegal que justifique sua remoção ou a divulgação de dados, e tampouco constitui abuso no exercício da liberdade de expressão, uma vez que as informações divulgadas já eram de domínio público.

Governo tira publicidade do X, antigo Twitter, após ataques de Musk

Em meio ao embate entre Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal, e Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), a Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República anunciou a suspensão das campanhas publicitárias feitas na plataforma. 

Segundo o Portal da Transparência, o governo já investiu R$ 5,4 milhões em publicidade no X, sendo R$ 654.152,85 entre 2023 e 2024.

A Secom afirmou que não há previsão de novas campanhas na plataforma a partir de agora. Além disso, nos últimos dias, o presidente Lula fez declarações que foram interpretadas como indiretas a Elon Musk. 

O presidente destacou, na última quarta-feira (10), que o crescimento do extremismo abre espaço para que empresário americano, que nunca produziu um pé de capim desse país, ouse falar mal da Corte brasileira, dos ministros brasileiros e do povo brasileiro.