Mercado

Xiaomi: lucro líquido surpreende e dobra no 2º trimestre

Lucro líquido subiu para 3,67 bilhões de yuans, ante 1,39 bilhão de yuans um ano antes, aumento de 164%

A Xiaomi anunciou nesta terça-feira (29) o resultado do seu segundo trimestre de 2023. A companhia reportou que seu lucro líquido mais que dobrou em comparação ao mesmo período do ano passado, graças aos lucros mais fortes de seus negócios de smartphones e tablets e ao aumento das receitas de publicidade.

A fabricante chinesa de smartphones e outros produtos eletrônicos informou que o lucro líquido subiu para 3,67 bilhões de yuans (US$ 503,4 milhões) no trimestre encerrado em 30 de junho, ante 1,39 bilhão de yuans um ano antes, aumento de 164%. O desempenho superou a estimativa de 3,21 bilhões de yuans de uma pesquisa com analistas da S&P Global Market Intelligence.

A receita caiu 4,0% em relação ao ano anterior, para 67,35 bilhões de yuans, informou a empresa. A margem de lucro bruto melhorou para 21,0%, de 16,8% um ano antes.

O lucro bruto relacionado ao setor de smartphones aumentou 33% em relação ao ano anterior, para 4,87 bilhões de yuans, graças ao aumento da contribuição das remessas de produtos premium, aos preços mais baixos dos principais componentes e às menores provisões para redução ao valor recuperável de estoque no mercado externo.

Já a receita do segmento de smartphones caiu 13% em relação ao ano anterior, para 36,60 bilhões de yuans, com as encomendas de smartphones caindo de 39,1 milhões de unidades para 32,9 milhões de unidades.

Com informações da Dow Jones Newswires.

Xiaomi pode lançar sistema próprio contra Android e IOS

A Xiaomi pode lançar em breve seu próprio sistema operacional. De acordo com o Digital Chat Station, o sistema foi nomeado como MiOS, e pode ser o novo concorrente de Android e iOS. Até o momento, a empresa não se manifestou em relação ao rumor.

Segundo o portal, o sistema não será apenas compatível com smartphones, mas também com tablets, computadores, vestíveis e até mesmo carros elétricos.