"XP não é só uma história de crescimento acelerado", diz Thiago Maffra

Em entrevista ao Broadcast, o presidente da XP destacou os planos estratégicos da companhia

A XP Investimentos, desligou no final do ano passado cerca de 1,2 mil funcionários da companhia, e os investidores ficaram atentos às movimentações. No entanto, pelo seu histórico não é tão surpreendente assim, uma vez que a XP detém uma passado marcado por sucesso e demissões em massa.

Nesse sentido, em entrevista ao Broadcast, o presidente da XP, Thiago Maffra, diz que a trajetória da companhia não foi até agora somente de crescimento acelerado. “Em 2014 demitimos 50% das pessoas e em 2017, muito mais do que hoje, porcentualmente”, relembra.

Durante seis anos seguidos, a XP a companhia registrou crescimento em suas receitas de 48%, contudo, no ano passado o crescimento foi reduzido para 10%. Sendo assim, o presidente da companhia, destacou em entrevista, que a XP não é uma companhia com crescimento acelerado. Portanto, na visão de Maffra, oscilações nos seus indicadores é comum e esperado. Entretanto, Maffra acalmou seus investidores destacando que não tem demissões nos horizontes.

Em relação ao ano de 2023, Maffra destacou que há sinais de uma possível retomada no fluxo de dinheiro para investimentos com um pouco mais de risco, no entanto, afirmou que para ele, este ano seguirá sendo um ano difícil. Maffra ressaltou, na entrevista, que uma das prioridades a médio prazo, é elevar de 11% para 25% a participação da XP no mercado de investimento da pessoa jurídica.

Estratégias da XP

Quando questionado sobre a estratégia da XP frente ao cenário de incerteza e trimestres desafiadores, Maffra destacou três frentes de crescimento para os próximos cinco a 10 anos. Destacando, em primeiro lugar, o aumento de participação de mercado com serviço de excelência e qualidade diferente dos demais concorrentes, para seguir avançando.

Em seguida, Maffra destacou os novos negócios, bem como seguro, crédito e banking. Como terceira frente de crescimento da companhia, Maffra  citou o banco de atacado, para originar e distribuir (produtos financeiros) para a rede de varejo. “Já que os bancões não queriam que a gente distribuísse os produtos dele para vender na nossa base. Fomos então construindo o relacionamento com as empresas, que usam outros serviços”, ressaltou.

Sobre a linha de crédito, o presidene da XP Investimentos recapitulou que, em 2019, elas representavam zero, no primeiro trimestre, mostramos uma curva de crescimento de 64% das novas verticais contra 2022. “Esperamos que, por algum tempo, cresça nesse mesmo ritmo. Nossa penetração em seguro, por exemplo, é de 1% entre nossos clientes. Mas metade dos clientes tem algum tipo de seguro no mercado”, explicou.