Mercado

XP pode atingir 15% do mercado de investimentos no Brasil até 2026, afirma CEO

Thiago Maffra reforçou que o foco da XP será na expansão de alta renda, segmentoo com um potencial de 30 milhões de novos clientes

O CEO da XP, Thiago Maffra, declarou, durante o encontro com investidores na manhã desta sexta-feira (8), que a instituição financeira tem a perspectiva de alcançar uma participação de mercado entre 14% e 15% no setor de investimentos no Brasil até 2026.

“Queremos dominar o mercado de investimentos no Brasil. Isso significa que precisamos duplicar nossa fatia de mercado”, disse Maffra. Ao longo dos doze meses encerrados em setembro do ano corrente, a participação de mercado da instituição financeira estava situada em 11%.

“Estamos no meio de uma tempestade e precisaremos de mais tempo até que investidores passem de depósito a prazo para portfólios mais diversificados, mas acreditamos que o pior ficou para trás”, disse o executivo.

De acordo com Maffra, nos últimos 12 meses, provavelmente a XP ganhou de 40 a 50 pontos base de market share. “Dois anos atrás, costumávamos ganhar mais de 100 pontos base por ano”, lembra.

Foco da XP

Maffra enfatizou que o foco principal do core business da XP, que é a área de investimentos, é a expansão no segmento de alta renda, que apresenta um potencial para conquistar 30 milhões de novos clientes.“Vamos continuar ganhando fatia de mercado por meio de assessoria de alta qualidade”, disse.

O executivo destaca que a qualidade na prestação de serviços financeiros representa a terceira onda de evolução da XP, após as fases de diversificação de produtos e expansão da distribuição, que inclui 17 mil consultores financeiros em diversos canais. “Hoje nossos concorrentes estão tentando copiar o que nós fizemos, mas já passamos para além disso. Passamos por uma terceira onda de evolução, de qualidade, que é chave para se diferenciar de grandes brancos e outras plataformas”.

No pilar de venda cruzada de outros produtos no varejo, Maffra destacou o objetivo de ganhar share pela via de criação de “engajamento de alta qualidade”. “Estamos desenvolvendo mais produtos para ajudar o cliente em suas vidas financeiras tornado a XP sua instituição primária de relacionamento”, disse Maffra.