A XP (XPBR31) anunciou nesta quarta-feira (9) a compra de participação minoritária relevante do escritório de assessoria de investimentos Ável, que tem cerca de R$ 10 bilhões na custódia da plataforma. Com a transação, cujas condições não foram reveladas, passa a ser sócia capitalista do negócio.
Fundada em 2019 por dois ex-funcionários da XP, a Ável está sediada em Porto Alegre, onde possui cerca de 450 funcionários, dos quais aproximadamente 240 são assessores de investimento
“A Ável tem a essência digital no seu modelo de negócios, o que é um diferencial competitivo frente às outras assessorias, combinada com uma capacidade de formação de assessores dentro de casa. É outra vantagem, num cenário cada vez mais aquecido de busca por esses profissionais”, diz Bruno Ballista, sócio e head de assessoria e atendimento ao cliente na XP.
Trata-se do segundo acordo fechado sob o novo marco regulatório da atividade das assessorias de investimentos, os antigos agentes autônomos, que passou a permitir sócios não certificados nessas estruturas.
Em maio, a XP anunciou parceria semelhante com a SVN Investimentos, de Maringá (PR), escritório que tinha cerca de R$ 20 bilhões.
XP compra fatia minoritária na Ável Investimentos
Pedro Mesquita, o head de investment bank da XP, está deixando a empresa. A informação é do Brazil Journal.
Internamente, a XP declarou que a saída foi “em comum acordo” e que Mesquita vai montar um negócio em parceria com a própria XP. Segundo uma fonte do Brazil Journal, o negócio será focado em esportes.
Mesquita estruturou a primeira SAF do Brasil, a do Cruzeiro, que foi vendida ao ex-jogador Ronaldo.
José Berenguer, CEO do banco de atacado da XP, vai assumir interinamente a posição, com os heads de M&A, ECM e DCM se reportando diretamente a ele.
Mesquita estava há 10 anos na XP, os últimos 3 como head de investment bank.