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XP (XPBR31): Fundo criado por investidores do Forte Futebol capta R$ 405 mi

O montante prometido foi de R$ 800 milhões, quase o dobro do anunciado pela XP nesta segunda (23)

O fundo de investimentos Sports Media Futebol Brasileiro captou R$ 405 milhões, metade do valor previsto inicialmente. O anúncio foi feito pela XP (XPBR31) ao mercado financeiro nesta segunda-feira (23).

O montante faz parte da estrutura montada pelos investidores do Forte Futebol, grupo de dirigentes que negocia a criação de uma liga para o Campeonato Brasileiro. O prometido foi de R$ 2,6 bilhões, restando assim cerca de R$ 2,2 bilhões após a captação dos R$ 405 milhões.

No total, 7.276 pessoas ou empresas toparam participar do fundo, com investimentos de no mínimo R$ 10 mil.

Entenda como funciona negócio da XP

A XP (XPBR31) e a Life Capital Partners (LCP) lançaram o fundo no final de agosto com o objetivo de captar R$ 800 milhões e investir nos direitos comerciais e de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir de 2025.

A iniciativa inédita quer surfar em um movimento global de profissionalização do esporte e de crescimento de receitas de eventos esportivos nos últimos anos, principalmente com direitos de transmissão e de publicidade. A mudança envolve não só o futebol, como a Copa do Mundo e os campeonatos europeus transmitidos para cada vez mais pessoas, mas também a Fórmula 1 e outros esportes que têm conseguido se beneficiar desse amadurecimento do mercado. Fenômeno que, no Brasil, abre muitas avenidas de negócios.

Segundo Bruno Castro, CEO da XP Asset, o fundo vai democratizar o acesso aos investimentos em futebol, hoje restritos a grandes investidores, e “criar um ciclo virtuoso para o nosso esporte nacional”. A tese de investimento do fundo leva em conta a perspectiva de aumento da arrecadação com os direitos de transmissão e publicidade do Brasileirão, em grande medida por causa da negociação em bloco dos clubes, organizados em ligas independentes. 

A tese de investimentos também leva em conta uma maior profissionalização dos clubes e do futebol brasileiro; a capitalização dos clubes, “que tira a pressão de curto prazo e permite negociar melhor com as emissoras”; a fragmentação de direitos de transmissão; e a venda dos direitos no exterior.

Os cotistas que investirem no fundo Sports Media Futebol Brasileiro Advisory terão direito a uma participação nas receitas de publicidade de 26 clubes como Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Internacional, Fluminense, Fortaleza e Vasco, que fazem parte da Liga Forte de Futebol (LFF) e do Grupo União. Outros clubes, como Corinthians, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, São Paulo e Santos, fazem parte de um outro grupo, a Libra.

As empresas são intermediárias nesse negócio — elas entram em acordo com os clubes pela compra dos direitos, depois vão a mercado para levantar o dinheiro necessário para honrar a promessa.