Governança

XP (XPBR31) muda CFO e eleva número de conselheiros independentes

As mudanças devem ser implementadas já na próxima AGE da companhia, marcada para o dia 24 de maio

XP Investimentos
XP Investimentos / Divulgação

A XP Inc. (XPBR31) está programando uma série de alterações em seu corpo executivo e conselho de administração.

Essas mudanças devem ser implementadas já na próxima assembleia geral de acionistas (AGE) da companhia, marcada para o dia 24 de maio.

Durante esse evento, está prevista a eleição de quatro novos conselheiros independentes, que se juntarão a Martín Escobari, executivo da General Atlantic e membro independente do conselho da XP desde 2013.

Entre os novos nomes, três são executivos experientes do setor bancário.

Oscar Rodriguez Herrero, que até o início deste ano fez parte do comitê executivo de risco do Nubank, acumula 27 anos de experiência em gestão de risco, private equity e consultoria estratégica.

José Luiz Acar Pedro tem passagens pelo Bradesco, Banco Pan, Safra e foi membro do comitê executivo do BTG Pactual. João Roberto Gonçalves Teixeira, por sua vez, é ex-CEO do Banco Votorantim e também ocupou cargos de liderança na Copersucar.

Uma outra indicação é a de Melissa Werneck, atualmente executiva na Kraft Heinz, onde desempenha o cargo de diretora global de pessoas, liderando iniciativas de diversidade e inclusão. Com vasta experiência em recursos humanos, Werneck também atua como conselheira na Fundação Kraft Heinz.

Conforme comunicado pela XP, o novo conselho foi cuidadosamente planejado para agregar competências complementares e “maximizar o apoio ao time de executivos”. Com essa nova composição, cinco dos nove membros do conselho serão independentes.

O fundador da XP, Guilherme Benchimol, continuará atuando como presidente do conselho.

“Esses profissionais foram identificados por meio de um processo minucioso, apoiado por especialistas terceirizados, e estamos confiantes de que eles contribuirão para a estratégia, o desenvolvimento cultural, a gestão de riscos e a governança da XP”, disse Benchimol, em comunicado. 

Mudança de CFO na XP

A partir de 1º de agosto, Bruno Constantino deixará o cargo de CFO da XP Inc., sendo sucedido por Victor Mansur, atual vice-diretor financeiro da empresa. Mansur está na companhia desde 2012 e vinha reportando-se a Constantino nos últimos dois anos.

Ao longo de sua trajetória na empresa, atuou em cargos de diretor-executivo, chefe da tesouraria e responsável pela estruturação, comercialização e vendas.

“Victor tem sido essencial para o crescimento da XP Inc. na última década, em um ecossistema de serviços financeiros que atende mais de 4,5 milhões de clientes ativos”, afirma Thiago Maffra, CEO da XP, em comunicado.

“Seu profundo conhecimento de nossa estratégia e operações, bem como a experiência que adquiriu supervisionando grande parte das atividades diárias da área financeira nos últimos anos, fazem dele uma escolha natural para assumir a função de CFO”. 

Constantino continuará fazendo parte da parte “não independente” do conselho de administração da XP, ao lado dos sócios Gabriel Leal, Bernardo Amaral e Guilherme Benchimol.

Além disso, como conselheiro, ele também será membro de dois novos comitês, juntamente com os dois comitês já existentes (auditoria e remuneração): o Comitê de Riscos, Crédito e ESG; e o Comitê de Estratégia e Desempenho.