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Zamp (ZAMP3): ações caem forte após proposta de aumento de capital

A dona do BK propôs um aumento do capital social entre R$ 268,9 mi e R$ 450 mi, com o objetivo de expandir suas operações

Burger King
Foto: Divulgação

As ações da Zamp (ZAMP3) registram forte queda na tarde desta segunda-feira (8), após proposta de aumento de capital de até R$ 450 milhões.

Por volta das 14h15 (horário de Brasília), os papéis da dona do Burger King caíam 8,95%, cotados a R$ 3,56.

A operadora de redes de fast food propôs um aumento do capital social da companhia, variando entre R$ 268,9 milhões e R$ 450 milhões, com o objetivo de expandir suas operações.

Segundo o documento, o aumento de capital proposto pode resultar na emissão de 78,6 milhões a 131,6 milhões de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, com um preço de emissão de R$ 3,42 por ação.

A Zamp afirmou que pretende utilizar os recursos para “cumprir os compromissos assumidos pela companhia em relação à sua estratégia de crescimento, continuando com seus planos de expansão orgânica”.

De acordo com a empresa, isso inclui a abertura de novas lojas Burger King e/ou a modernização das já existentes, a aquisição de certos bens e direitos das operações das lojas Starbucks no Brasil, a avaliação de novas oportunidades que possam gerar valor para a companhia e seus acionistas. Bem como a otimização da estrutura de capital e a redução da alavancagem da empresa.

Zamp (ZAMP3): apesar de baixa nas ações, analistas veem aumento de capital com bons olhos

Apesar da queda forte nas ações da dona do BK, analistas enxergam aumento de capital como a “peça que faltava no quebra cabeça”.

O Bradesco BBI estima (excluindo Starbucks) um fluxo de caixa livre (FCF) negativo de R$ 110 milhões em 2024 e uma dívida líquida aumentando para quase R$ 1 bilhão até o final de 2024, o que representaria aproximadamente 3,0 vezes a relação dívida líquida e o Ebitda (ou lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações).

Já o Goldman Sachs vê este aumento de capital como um passo para consolidar a estratégia contínua da Zamp de criar uma “house of brands” (casa de marcas) de empresas fast food no Brasil.

Com um cronograma acelerado de aquisições, a maior parte do capital de R$ 269 milhões a R$ 450 milhões a ser levantado estará disponível para financiar o crescimento inorgânico, à medida que continua vendo a principal bandeira do Burger King no Brasil perdendo força para o McDonald’s.

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