A Zamp (ZAMP3), companhia que opera a rede fast food Burger King e Popeyes no Brasil, comunicou ao mercado na noite desta quinta-feira (10), os resultados do segundo trimestre de 2023 (2T23). A companhia reportou um prejuízo de R$ 63,5 milhões, o que representa o dobro, na comparação anual.
Nesse sentido, a Zamp registrou um Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 115,4 milhões, ou seja, uma queda anual de 2%.
Em contrapartida, a receita líquida da companhia registrou uma alta de 6%, avançando para R$ 934,7 milhões. Sendo assim, a margem Ebitda teve recuo de 0,9 ponto percentual, para 12,4%.
Receita por segmentos da Zamp
Desse modo, a receita líquida em vendas do Burger King registrou um aumento de 4%, para R$ 863,4 milhões, e a do Popeyes cresceu 53%, para R$ 59,6 milhões. As vendas digitais, por sua vez, cresceram 51%, para R$ 429 milhões, o que representa 46% da receita total da Zamp.
O custo da mercadoria vendida (CMV) atingiu 35,1% da receita entre abril e junho deste ano, ou seja, apresentou uma queda de 130 pontos-base (bps) em relação ao segundo trimestre deste ano.
“O arrefecimento de algumas commodities relevantes que compõem nosso CMV começou a impactar a formação dos protocolos de custos, o que contribuiu para a redução nos custos diretos da companhia”, apontou a companhia no relatório de resultados.
Sendo assim, embora a companhia tenha apresentado uma aceleração de campanhas promocionais, que impactou em ganhos de market share e volume, a Zamp afirmou manter a trajetória de evolução da margem bruta.
Vale lembrar, que nos primeiros três meses do ano, após uma emissão de dívida de R$ 125 milhões, a Zamp registrou um endividamento total de R$ 1,1635 bilhão. A dívida líquida totalizou R$ 734,9 milhões, resultando em uma alavancagem de 2,2 vezes.