A Zamp (ZAMP3), empresa que controla as franquias de fast-food, Burger King e Popeyes, no Brasil, negocia um acordo de aquisição da licença de operação da Starbucks no País, junto com a matriz norte-americana. Segundo apuração do “Valor Econômico”, as conversas tiveram início em dezembro de 2023.
Porém, a Zamp não foi a única a sondar a rede de cafeterias na sede, localizada na cidade de Seattle, EUA, a fim de propor um acordo. Segundo fonte do veículo, o fundo árabe Mubadala, sócio da Zamp, estaria conversando diretamente com a Starbucks, apresentando uma ideia de pegar o contrato de licenciamento.
Ao mesmo tempo, outra fonte afirmou que existem contatos também para venda da operação da Starbucks no Brasil. Contudo, tais papéis seguem em mãos da SouthRock Capital, empresa que foi master licenciada da cadeia no país de 2018 a 2023. A Starbucks pediu recuperação judicial em novembro de 2023, por conta de dívidas totais estimadas em R$ 1,8 bilhão.
“A ideia é tentar um acordo lá fora e, então, amarrar algo por aqui”, diz uma pessoa com conhecimento das conversas. “Até porque, obter a licença e manter as lojas com a Southrock, nessa situação de operação deteriorada como eles estão, seria um ‘deal’ meio ruim para quem entrar”, acrescentou.
Negociação da Zamp (ZAMP3) com a SouthRock
Conforme documentado no plano de recuperação judicial, eram 135 lojas em operação. Desse total, cerca de 55 lojas foram fechadas ao longo de 2023. As lojas da cafeteria operavam com déficit, além de ter sido feito um corte de 20% da equipe administrativa diretamente ligada à empresa.
Segundo o Valor, no plano que segue em negociação com os credores da SouthRock, discute-se a criação das unidades produtivas isoladas (UPI). Tais unidades seriam concebidas unicamente para a alienação dos negócios, que pode acontecer através de um leilão. Todavia, caso a Starbucks consiga uma proposta pela operação, pode levar aos credores e à Justiça.
De acordo com o Valor, essa seria a ideia de Kenneth Pope, fundador da Southrock, dependendo dos valores oferecidos. Outra fonte afirma que a negociação entre a Zamp e as demais empresas envolvidas teve avanças nas últimas semanas.