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Amazon (AMZO34) reporta lucro de US$ 10,6 bi no 4T23

Lucro é 35 vezes maior do que o ganho do mesmo período do ano anterior

A Amazon (AMZO34) anunciou nesta quinta-feira (1º) o seu balanço financeiro do quarto trimestre de 2023. Nos três últimos meses do ano passado, a empresa registrou um lucro líquido de US$ 10,6 bilhões, 35 vezes maior do que o ganho de US$ 300 milhões do mesmo período do ano anterior.

Em 2023 a companhia teve lucro líquido de US$ 30,4 bilhões, ante o prejuízo de R$ 2,7 bilhões contabilizado em 2022.

As vendas on-line, refletindo a temporada de compras de fim de ano, aumentaram 9%, para US$ 70,5 bilhões nos últimos três meses do ano, superando as expectativas. O resultado foi impulsionado por uma maior rapidez nas entregas e uma temporada natalina especialmente bem sucedida.

“A conclusão é que, apesar de todas as preocupações que assolam o setor de tecnologia, a Amazon conseguiu um desempenho surpreendentemente bom”, disse Jesse Cohen, analista sênior da Investing.com. “Os resultados indicam que as medidas de corte de custos em andamento estão tendo um impacto positivo nas perspectivas de negócios da Amazon.”

As ações subiram cerca de 6% na negociação estendida em Nova York. O papel ganhou 5,1% este ano, depois de saltar 81% em 2023.

“No quarto trimestre tivemos uma temporada recorde de compras natalinas, encerrando um ano robusto para a Amazon”, afirmou Andy Jassy, CEO da companhia em comunicado divulgado pela empresa hoje, destacando a melhoria dos resultados em receita, lucro e fluxo de caixa.
Jassy também destacou os investimentos de longo prazo do braço de computação em nuvem da Amazon, a AWS, em soluções de inteligência artificial (AI generativa), que, segundo ele, começam a se refletir nos resultados da empresa.

“Nossos negócios mais novos estão progredindo bem e, junto com os mais estabelecidos, estão tornando coletivamente a vida dos clientes mais fácil e melhor a cada dia. À medida que entramos em 2024, nossas equipes estão entregando resultados rapidamente e temos muito pela frente para nos entusiasmarmos.”

Demissões de funcionários da Prime Video

Apesar do resultado acima do esperado, a Amazon promoveu a demissão de centenas de funcionários em seus negócios Prime Video e estúdios. De acordo com a Bloomberg, Mike Hopkins, que dirige a divisão de streaming de vídeo e estúdios, que inclui a unidade MGM que a empresa adquiriu no ano passado, anunciou os cortes em um e-mail aos funcionários em janeiro.

“Ao longo do ano passado, analisamos quase todos os aspectos do nosso negócio com o objetivo de melhorar nossa capacidade de oferecer ainda mais filmes, programas de TV e esportes ao vivo inovadores em uma experiência de entretenimento personalizada e fácil de usar para nossos clientes globais ”, escreveu Hopkins no memorando.

“Como resultado, identificamos oportunidades para reduzir ou descontinuar investimentos em determinadas áreas, ao mesmo tempo em que aumentamos nosso investimento e nos concentramos em iniciativas de conteúdo e produtos que proporcionam o maior impacto”, complementou.

A Amazon realizou demissões contínuas no final de 2022 e início de 2023 que totalizaram mais de 27.000 funcionários, os maiores cortes na história da empresa.