A Apple é a marca mais valiosa do mundo, segundo pesquisa elaborada pela consultoria internacional Brand Finance, especializada em avaliação de marcas. Ao todo, a consultoria testou 5 mil marcas no planeta para chegar ao ranking final das 500.
A gigante de tecnologia lidera o ranking com valor de US$ 516,6 bilhões, seguida de outras companhias do setor, a Microsoft (US$ 340,4 bilhões) e o Google (US$ 333,4 bilhões).
A marca que mais avançou em valor foi a Nvidia, fabricante de chips, estimulada pelo crescente interesse na inteligência artificial, com salto de 163% no valor da marca, para US$ 44,5 bilhões no período de um ano.
Vale lembrar que valor da marca é diferente do valor de mercado da companhia. Quando se trata de marca, se considera a capacidade da companhia de monetizar a percepção do público.
No Brasil
A marca mais valiosa do Brasil é o Itaú (ITUB4). Avaliado em US$ 8,4 bilhões, o banco ocupa a 263ª posição no ranking. Os outros figurantes brasileiros na lista também são instituições financeiras.
O Banco do Brasil (BBAS3) (431º) e Bradesco (BBDC4) (477º) também apareceram no levantamento, com valor de marca de US$ 5,5 bilhões e US$ 5 bilhões, respectivamente.
“Novamente os bancos lideram as marcas brasileiras mais valiosas em nível global”, afirma o diretor da Brand Finance no Brasil, Eduardo Chaves. Com alto volume de receitas, percebidos como inovadores e com boa comunicação, o potencial de crescimento do setor bancário ainda é alto, observa o executivo.
Considerando a América Latina, a marca mais valiosa é a cervejaria mexicana Corona, na 207ª posição. Outra cervejaria do México, a Modelo, também aparece no levantamento, em 455º lugar. Da região, são cinco marcas, que somadas valem US$ 34,4 bilhões, 9% a mais do que as marcas presentes em 2023.
Com informações do Estadão.