Mundo

BCE deve realizar "grande aumento de juros" em setembro

Banco Central Europeu aumentou a taxa de juros em 50 pontos-base em julho

O membro do BCE (Banco Central Europeu), Martins Kazaks, disse, neste sábado (27), que o BCE deverá realizar um “grande aumento de juros” em setembro. As informações são da “Reuters”. 

Em julho, o BCE aumentou a taxa de juros em 50 pontos-base, para zero. No dia 8 de setembro, haverá uma nova reunião do Banco Central Europeu. A expectativa é de que haja um aumento ainda maior na taxa de juros, visto que a inflação segue em movimento de alta.  

“Antecipar aumentos de juros é uma escolha política razoável”, afirmou Kazaks, chefe do banco central da Letônia, em entrevista à agência “Reuters”.

De acordo com o membro do BCE, a discussão será de aumentos em torno de 50 e 75 pontos-base nos juros. Segundo Kazaks, o BCE deverá atingir o nível “neutro” no primeiro trimestre de 2023, ou seja, o banco não estimulará, mas também não irá frear a economia. 

Kazaks deixou claro, entretanto, que se for necessário (em um cenário onde a inflação não desacelere) o BCE irá “além do neutro”. O membro do BCE ainda afirmou que “será difícil evitar uma recessão” com a inflação alta. 

Segundo BCE, pandemia causou queda acentuada de investimentos na zona do euro

No início de agosto, o BCE informou que uma queda acentuada nos investimentos na zona do euro foi observada nos últimos meses. Segundo o estudo, os riscos para as perspectivas de investimento aumentaram com a guerra entre Rússia e Ucrânia. Por outro lado, a pandemia acelerou o processo de transformação estrutural em curso na zona do euro, com destaque para benefícios do investimento digital.

O BCE também apontou, em nota, no início deste mês, que os investimentos em solo europeu enfrentaram diversos obstáculos relacionados a gargalos de fornecimento, custos crescentes de energia e grande incerteza do futuro global.