Mundo

Bloomberg foca em ‘ChatGPT’ para análises financeiras

Segundo a empresa, o modelo vai melhorar as tarefas de análises financeiras

 

A Bloomberg Terminal anunciou nesta quinta-feira (31), que está desenvolvendo o BloombergGPT. A ferramenta será um chatbot de inteligência artificial, como o ChatGPT, mas focado em fornecer análises e dados financeiros. A empresa contou que o objetivo é ajudar a Bloomberg a melhorar as tarefas de análises financeiras existentes, como análise de sentimento, reconhecimento de entidade nomeada, classificação de notícias, resposta a perguntas, entre outras.

Ainda de acordo com a Bloomberg, o BloombergGPT abrirá novas oportunidades para organizar as vastas quantidades de dados disponíveis no Bloomberg Terminal. 

“Vemos um enorme valor em ter desenvolvido o primeiro LLM focado no domínio financeiro”, disse Shawn Edwards, diretor de tecnologia do grupo.

E o chefe da equipe de pesquisa e produto de aprendizagem de máquina, Gideon Mann, explicou que o BloombergGPT vai se beneficiar das grandes quantidades de dados que a Bloomberg Terminal já possui em décadas de funcionamento.

ChatGPT é banido na Itália e está sendo investigado

A Agência de Proteção de Dados da Itália ordenou o bloqueio imediato e provisório do ChatGPT, nesta sexta-feira (31). A agência acusou a desenvolvedora do robô, a OpenAI, de “recolhimento ilegal de informações pessoais”. A companhia estadunidense deve comunicar dentro do prazo de 20 dias as medidas que tomará sobre a solicitação da instituição.

Além disso, a entidade afirma que o serviço não consegue verificar a idade dos usuários, “expondo os menores a respostas que são absolutamente inadequadas no que diz respeito ao seu grau de desenvolvimento e autoconsciência”. Vale lembrar que, de acordo com as políticas do ChatGPT, apenas pessoas acima de 13 anos podem usar o aplicativo.

A empresa responsável pela tecnologia ainda não comentou o assunto, mas deverá tomar uma posição para corresponder com os pedidos das autoridades italianas. O prazo é de 20 dias, “sob pena de uma penalização de até 20 milhões de euros ou até 4% do volume de negócios global anual da marca.”

O ChatGPT é uma inteligência artificial (IA) que interage com humanos e fornece soluções em texto para diversos tipos de questionamentos. O software é capaz de criar histórias, responder a dúvidas, aconselhar, resolver problemas matemáticos e de realizar várias outras atividades, com uma linguagem fluida e natural, semelhante à humana.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile