Mundo

Bolsonaro: Zelenski fala com presidente sobre exportação de grãos e pede apoio a sanções

Na última quinta (14), o presidente Bolsonaro já havia anunciado que conversaria com Zelenski nesta segunda

Presidente ucraniano, Volodimir Zelenski disse, nesta segunda-feira (18), que tratou com Jair Bolsonaro (PL) sobre a importância das negociações para destravar a exportação de grãos do país para, de acordo com ele, “prevenir contra a crise global de alimentos provocada pela Rússia”. 

Na última quinta (14), o presidente Bolsonaro já havia anunciado que conversaria com Zelenski nesta segunda e de que aproveitaria o bate-papo para apresentar a solução para o fim do conflito entre Rússia e Ucrânia. 

“Vou dar minha opinião a ele, o que eu acho. Eu sei como seria a solução do caso, mas não vou adiantar. Como acabou a guerra da Argentina com o Reino Unido em 1982? É por aí”, disse à CNN Brasil.

Had a conversation with President of Brazil @jairbolsonaro. Informed about the situation on the front. Discussed the importance of resuming ?? grain exports to prevent a global food crisis provoked by Russia. I call on all partners to join the sanctions against the aggressor.
— ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) July 18, 2022

Por meio da sua conta oficial no Twitter, Zelenski não falou sobre o conselho de Bolsonaro, mas contou que informou o presidente brasileiro sobre a atual situação e que pediu apoio nas sanções. 

A conversa, realizada nesta segunda, foi a primeira entre os presidentes desde o começo da guerra. Bolsonaro já havia se encontrado com Vladimir Putin, em Moscou, dias antes da invasão russa à Ucrânia. 

Foto: Divulgação 

O presidente brasileiro e o Itamaraty já fizeram críticas à estratégia de sanções adotada pelo Ocidente para isolar o Kremlin.

Rússia intensifica ataques contra a Ucrânia

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, deu ordens no sábado (16) para que todas as unidades militares que atuam na Ucrânia intensifiquem suas operações para prevenir uma ofensiva de Kiev contra os territórios controlados por Moscou.

Em comunicado, Shoigu forneceu “as instruções necessárias para aumentar as ações dos grupos em todas as unidades operacionais de forma a excluir a possibilidade do regime de Kiev lançar ataques maciços e de artilharia contra infraestruturas civis e habitantes das localidades do Donbass e outras regiões”.

Shoigu também informou que as forças russas destruíram uma fábrica que produzia peças para mísseis balísticos Tochka-U na cidade ucraniana de Dnipro.

Já Zelensky, também no sábado (16), alertou a população e as autoridades para uma nova rodada de ataques russos com mísseis em cidades da Ucrânia.

Rússia e Ucrânia devem retomar rodadas de negociação

É esperado que, nesta semana, Rússia e Ucrânia devem voltar a ter rodadas de negociação, mediadas pela Turquia e pela ONU, com o objetivo de destravar a exportação de grãos, tema abordado entre Zelenski e Bolsonaro.