Mundo

Canal de Suez: navio encalha em rota, dizem agências

O Canal de Suez foi palco de um acontecimento semelhante em agosto do ano passado

Um navio petroleiro com a bandeira de Singapura encalhou nesta quarta-feira (31) no Canal de Suez, no Egito, segundo agências de notícias locais. O canal, que é uma das principais rotas marítimas do mundo, foi palco de um acontecimento semelhante em agosto do ano passado, quando o comércio marítimo mundial foi afetado.

De acordo com relatos de agências locais e usuários das redes sociais, o tráfego de navios no Canal de Suez foi interrompido por um curto período de tempo. Segundo o “Daily News Egypt”, as autoridades responsáveis pelo local conseguiram dar fluxo e colocar o navio novamente em movimento.

Crude oil tanker Affinity V ran aground in Egypt’s Suez Canal, tugboats from Suez Canal Authority are currently freeing it.#Egypt #SuezCanal #AffinityV pic.twitter.com/CYRofmBuRg
— Daily News Egypt (@DailyNewsEgypt) August 31, 2022

No ano passado, o meganavio Ever Given bloqueiou completamente o trânsito no Canal de Suez durante quase uma semana. O barco tem 400 metros e estava carregado com 18,3 mil containers.

Após ser desencalhado, o Ever Given não pôde sairdo lugar, pois havia discussões a respeito de quem iria pagar pelos prejuízos gerados pelo navio. A Autoridade do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês) queria US$ 1 bilhão como compensação pelo tempo em que o navio ficou encalhado.

A empresa dona do cargueiro, Shoei Kisen Kaisha, não aceitou a pena —para a companhia, a culpa também era do próprio Canal de Suez. Os egípcios aceitaram baixar para US$ 550 milhões. No fim, houve um acordo, mas não se revelou qual foi o valor da multa.