Mundo

Concorrente da Uber comete erro de digitação e 'multiplica' ganhos

A Lyft colocou um zero a mais em um indicador de rentabilidade ao divulgar seu balanço financeiro

A Lyft colocou um zero a mais em um indicador de rentabilidade ao divulgar seu balanço financeiro. O erro de digitação fez as ações da empresa dispararem 67% nas negociações após o fechamento oficial da Bolsa de Londres na terça-feira (13). A Lyft é uma empresa de transporte por aplicativo concorrente da Uber nos EUA.

Em entrevista à Bloomberg News nesta quarta, o CEO da Lyft, David Risher, assumiu a culpa pelo erro de digitação no comunicado de imprensa da empresa. “Em primeiro lugar, a culpa é minha. Esse foi um erro grave, mas foi um zero em um comunicado de imprensa”, afirmou.

Segundo Risher, apesar de o erro ter sido grave, não deve prejudicar o desempenho financeiro “arrasador” da Lyft. Ele ressaltou que sua equipe estava levando o erro muito a sério e observou que ele foi corrigido “poucos segundos depois de descoberto”.

Mas, de fato, em uma chamada com analistas para discutir os resultados trimestrais, os executivos da Lyft não notaram imediatamente o erro em suas observações iniciais. O diretor financeiro da Lyft, Erin Brewer, começou a se referir à perspectiva da empresa de uma expansão de 50 pontos-base.

Foi só mais tarde, durante a chamada, quando um analista apontou a discrepância, que Brewer reconheceu que sua perspectiva era “na verdade uma correção do comunicado à imprensa”.

Ao ser indagado se alguém perderia o emprego em decorrência do erro, Risher disse que a função do CFO (diretor financeiro) é “100% segura”. Ele acrescentou que “não estamos no ponto em que os comunicados de imprensa podem ser escritos por IA – pelo menos não os comunicados de imprensa financeiros, de jeito nenhum”.

Demissões

Sob o comando de Risher, a Lyft cortou centenas de empregos desde o final de 2022 como parte de uma reestruturação, incluindo cargos em comunicações corporativas, políticas e operações de funcionários.

O erro ofuscou o que, de outra forma, foi uma batida sólida nas projeções de lucro e reservas que sinalizaram que um esforço de anos para aumentar o número de passageiros e desafiar a Uber Technologies pode estar valendo a pena. As ações da Lyft subiam 29% por volta das 15h50 em Nova York, a maior alta em quase quatro anos.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile