Mundo

Conselheiro do Fed alerta para otimismo exagerado do mercado

Para Christopher Waller, dirigente do Fed, o mercado está muito otimista sobre redução da inflação

Membro do conselho do Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano), o diretor Christopher Waller disse nesta semana que a visão da entidade monetária sobre a redução da inflação nos EUA parece menos otimista que a dos mercados no momento. Para o dirigente, os preços irão baixar lentamente.

De acordo com Waller, os dirigentes do Fed defendem que as condições financeiras devem continuar apertadas ao longo de 2023, contrariando a previsão atual dos mercados de cortes de juros ao fim do ano.

O conselheiro do Fed prevê mais 0,75 ponto porcentual em altas de juros adicionais até que a entidade alcance a chamada taxa terminal, que seria de 5,25%.

Livro Bege: inflação desacelerou nos EUA 

O Livro Bege, sumário de opiniões que embasa as decisões monetárias do Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano), foi divulgado na última quarta-feira (18). De acordo com o documento, os preços desaceleraram na maioria dos 12 distritos em que o Fed está presente, ao passo que o mercado de trabalho apertado segue pressionando os salários nos EUA.

Apesar disso, o relatório indica que a alta inflação nos EUA continua reduzindo o poder de compra dos consumidores, principalmente entre famílias de renda baixa e moderada.

O Livro Bege ainda mostra que os gastos do consumidor aumentaram ligeiramente desde o último relatório, publicado em 30 de novembro, com alguns varejistas relatando vendas mais robustas durante as festas de final de ano.

Segundo o documento, ao contrário da inflação, o mercado de trabalho ainda não mostra sinais de arrefecimento e permanece apertado. Desta forma, ainda há “elevada pressão salarial” nos EUA.

Para finalizar, o Livro Bege mostrou que o emprego continuou subindo na maioria dos 12 distritos do Fed e as empresas seguem com dificuldade para preencher vagas abertas, mesmo diante do aumento da oferta de trabalho em algumas regiões dos EUA.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile