Algumas das principais personalidades e autoridades políticas democratas dos EUA estarão reunidas na Convenção Nacional Democrata, que iniciará na segunda-feira (19). O evento durará 4 dias e terá o marco histórico de indicar a primeira mulher negra como candidata à presidência do país, Kamala Harris.
O encontro acontece cerca de um mês após a Convenção Nacional Republicana, quando Donald Trump foi oficialmente indicado como candidato do partido na corrida à Casa Branca este ano.
A atual vice-presidente Kamala Harris e seu companheiro de chapa, o governador de Minnesota, Tim Walz, serão o destaque da Convenção Democrata. A candidata recebeu apoio para a candidatura após a desistência do atual presidente, Joe Biden, com muita pressão de apoiadores do partido.
O ânimo com o lançamento de Harris à disputa presidencial realinhou a campanha do Partido Democrata, que já chegou a arrecadar mais de US$ 300 milhões em doações.
Agora, todas as atenções estão voltadas para Chicago, onde será realizada a convenção que historicamente serve para oficializar os indicados à Presidência e vice-Presidência. Só que Kamala e Walz chegam ao evento já com a sua chapa oficializada por uma votação virtual antecipada.
Entenda como deve funcionar a Convenção Democrata este ano:
Onde e quando será a Convenção Democrata?
A Convenção acontecerá em Chicago, e tradicionalmente é quando a chapa dos candidatos a presidente e vice-presidente do Partido são oficializados.
Porém, Kamala Harris e Walz chegam com sua candidatura previamente oficializada, após uma votação online, de acordo com o “Valor”.
O encontro dos democratas acontecerá entre os dias 19 e 22 de agosto, com os delegados do partido, em uma arena com capacidade para mais de 23 mil pessoas.
O que deve acontecer na convenção?
Mesmo como Kamala e Walz já oficializados, a votação nominal cerimonial, que se assemelha a uma chama nominal Estado por Estado, parte da tradição da Convenção Democrata, ainda será realizada, afirmou o Partido Democrata.
Dessa forma, o principal foco da Convenção serão os discursos das figuras políticas mais relevantes do Partido Democrata, além da confirmação da plataforma partidária das eleições que ocorrem em novembro deste ano.