Foto: Reprodução Wikimedia
Foto: Reprodução Wikimedia

A divulgação do PCE (índice de preços de gastos com consumo) dos EUA, prevista para setembro, foi adiada por tempo indeterminado devido à paralisação parcial do governo federal, conhecida como shutdown. O PCE é a medida de inflação preferida pelo Fed (Federal Reserve).

O impasse orçamentário completou 31 dias nesta sexta-feira (31), sem previsão de encerramento. Democratas e republicanos no Senado ainda não chegaram a um acordo sobre um novo pacote de financiamento.

O shutdown também impede a divulgação de outros indicadores importantes, como o (payroll) relatório de empregos, os pedidos semanais de auxílio-desemprego e os CPI e PPI (índices de preços ao consumidor e ao produtor). Neste mês, o CPI foi divulgado excepcionalmente, mas a Casa Branca alertou que os dados de novembro podem não ser publicados se a paralisação persistir.

O presidente Donald Trump intensificou a pressão sobre senadores republicanos para derrubar o filibuster, regra que exige 60 votos para aprovação de projetos legislativos, tentando encerrar o shutdown sem apoio dos democratas.

O financiamento do governo expirou em 1º de outubro, depois que um projeto de lei de gastos provisório, aprovado pela Câmara de maioria republicana, ficou cinco votos abaixo do necessário no Senado.