Mundo

Elon Musk: foguete da SpaceX explode logo após o lançamento; veja

Aeronave é considerada a maior já criada no mundo, mas não conseguiu chegar à órbita terrestre

O Starship, foguete criado pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, explodiu quatro minutos após seu lançamento, às 10h28 (horário de Brasília) desta quinta-feira (20).

A aeronave é considerada a mais poderosa já criada no mundo, mas não conseguiu completar sua missão de entrar na órbita da Terra.

Segundo o site Metrópoles, parceiro do BP Money, o foguete decolou na manhã em Boca Chica, no Texas (EUA), e teve o acidente registrado em vídeo (veja abaixo). 

 

FTS abort. Well done Booster 7 (and Ship 24)! That was still a big win. Launch site is fine and got a lot of first stage data!

Next up, Booster 9!https://t.co/npUj2AHByW pic.twitter.com/KRxBwsLlKq
— Chris Bergin – NSF (@NASASpaceflight) April 20, 2023

 

Nenhum tripulante estava a bordo, mas a tecnologia foi escolhida pela Nasa para levar astronautas à Lua em 2025, pela primeira vez desde o fim do programa Apollo, em 1972.

Anteriormente, a decolagem estava prevista para segunda-feira (17), mas Elon Musk informou que uma das válvulas de pressão do foguete parecia estar congelada, o que resultou no adiamento do lançamento.

Elon Musk quer criar modelo rival do ChatGPT

O bilionário Elon Musk está desenvolvendo planos para lançar uma startup de inteligência artificial para competir com a OpenAI, criadora do ChatGPT. De acordo com o jornal “Financial Times”, o dono do Twitter (TWTR34) já está montando uma equipe de pesquisadores de inteligência artificial e engenheiros.

Até o momento, Musk contratou Igor Babuschkin, ex-funcionário da DeepMind, e cerca de meia dúzia de outros engenheiros.

Além disso, o CEO da Tesla (TSLA34) também tem discutido com vários investidores sobre como colocar dinheiro em seu novo empreendimento. “Um monte de gente está investindo nisso. É algo real e eles estão entusiasmados”, disse uma fonte ao “Financial Times”.

Outras fontes também contaram ao jornal norte-americano que Musk já adquiriu milhares de unidades de processamento gráfico (GPU na sigla em inglês) de alta potência da Nvidia para o novo projeto.

Caso Elon Musk entre de vez no universo da IA, o bilionário adicionará mais um empreendimento à sua carteira diversificada de investimentos. Ela já inclui o Twitter e a Tesla, assim como a criação da SpaceX, sua fabricante de foguetes de US$ 137 bilhões, da Neuralink, empresa de pesquisa da área de neurotecnologia, e da The Boring Company, uma startup de infraestrutura e construção de túneis.