
Moradores de Teerã começaram a deixar a cidade em massa após o presidente dos EUA, Donald Trump, recomendar publicamente a evacuação imediata da capital iraniana. As estradas lotadas vieram após as falas foram feitas na noite de segunda-feira (16), em meio à escalada do conflito com Israel.
Relatos locais apontam congestionamentos nas principais vias, longas filas em postos de gasolina e supermercados lotados.
Segundo informações obtidas pela BBC, as estradas de Teerã estão “superlotadas” e o tempo de deslocamento para fora da cidade aumentou drasticamente. Um iraniano que conseguiu chegar à Armênia relatou que uma viagem que normalmente levaria uma hora e meia durou quase cinco horas.
Êxodo de Teerã e Pânico Local
Em diferentes bairros, especialmente nas proximidades da sede da emissora estatal IRIB — que foi bombardeada na segunda-feira (16) —, moradores relatam pânico, barulho de explosões e esvaziamento de edifícios residenciais. Segundo o InfoMoney, muitos optaram por se abrigar no norte do país ou permanecer dentro de casa.
Irã atingiu centro do serviço secreto de Israel, diz agência estatal
A mídia estatal do Irã anunciou, nesta terça-feira (17), que atacou a Diretoria de Inteligência Militar israelense e o Centro Operacional do Mossad, serviço secreto do país.
Mais cedo, o Exército iraniano havia afirmado que as ofensivas contra o território israelense se intensificariam nas próximas horas. Foi dito que haveria uma nova onda de “ataques violentos”, com “armas novas e avançadas”.
Em Israel, o noticiário também informou que novos ataques estão em andamento na região.
Tensões aumentam no Oriente Médio
A agência de notícias estatal iraniana IRNA chegou a mencionar o brigadeiro-general Kiomars Heidari, comandante das forças terrestres do exército. A declaração é de que centenas de drones de longo alcance, com “capacidade de precisão e alto poder destrutivo”, atingiram áreas nas cidades israelenses de Tel Aviv e Haifa.