O Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, anunciou oficialmente a ativação do seu novo sistema de pagamentos instantâneos, chamado de FedNow. Esse serviço foi apelidado de “Pix americano” no Brasil e permitirá que os usuários realizem transferências instantâneas de dinheiro.
As discussões sobre o FedNow começaram em 2019 de forma embrionária, e ao longo dos anos, o projeto foi sendo desenvolvido e estruturado. A previsão inicial era que o sistema começasse a operar em 1º de julho de 2022, porém, houve um atraso nas operações. Agora, o Federal Reserve, banco central americano, anunciou que o novo sistema de pagamentos instantâneos, o FedNow, está oficialmente ativo.
Assim como o Pix no Brasil, o FedNow também funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana. Bancos e cooperativas de crédito de todos os portes poderão se cadastrar e utilizar essa ferramenta para transferir dinheiro instantaneamente para seus clientes, a qualquer hora do dia, em qualquer dia do ano.
Em seu comunicado o Fed diz que 35 bancos e cooperativas de crédito aceitaram participar do sistema. Mas na lista compartilhada há apenas 27 instituições financeiras. Diferentemente do que aconteceu aqui no Brasil, nenhuma instituição americana foi obrigada a participar, o projeto era completamente opcional.
“O Federal Reserve criou o FedNow Service para ajudar a fazer pagamentos diários nos próximos anos de maneira mais rápida e conveniente”, disse Jerome H. Powell , o presidente do Fed no comunicado.
Quem vai ofertar o FedNow para clientes?
O modelo pode atender pessoas físicas e jurídicas.
1st Source Bank
Adyen
Avidia Bank
BNY Mellon
Bridge Community Bank
Bryant Bank
Community Bank of the Bay
Consumers Cooperative Credit Union
Corporate America Credit Union
Eastern Corporate Federal Credit Union
First Internet Bank of Indiana
Global Innovations Bank
HawaiiUSA Federal Credit Union
INB
JPMorgan Chase
Mediapolis Savings Bank
North American Banking Company
Peoples Bank
Pima Federal Credit Union
Salem Five Bank
Star One Credit Union
United Bankers’ Bank
U.S. Bank
U.S. Department of the Treasury’s Bureau of the Fiscal Service
Veridian Credit Union
Wells Fargo Bank, N.A.