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EUA: empresas caminham para o pior balanço trimestral desde 2020

Empresas de energia estão puxando o S&P 500 para baixo, pois seus resultados caíram em relação aos níveis recordes relatados há um ano

Os lucros das maiores empresas dos EUA estão previstos para cair pelo terceiro trimestre consecutivo, principalmente devido à queda nos preços da energia. As empresas de energia estão impactando negativamente o S&P 500, pois seus resultados estão abaixo dos níveis recordes do ano anterior, apesar de ainda serem considerados fortes em termos históricos.

Os membros do S&P 500 estão caminhando para apresentar coletivamente uma queda de 5,2% nos ganhos, marcando o pior desempenho desde 2020. Em contrapartida, a receita deve registrar um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior, conforme relatórios da FactSet.

“Obviamente, os preços do gás caíram, mas acho que as margens de refino permanecem em um território muito saudável ainda que tenham recuado um pouco”, disse o presidente-executivo da Exxon Mobil, Darren Woods, na teleconferência de resultados da empresa no mês passado. Os lucros da Exxon caíram 56% em relação ao ano anterior, com uma queda de 28% na receita.

Até a última sexta-feira (4), 84% das empresas que compõem o S&P 500 já haviam divulgado seus resultados para o segundo trimestre de 2023. Ainda são esperados os balanços de grandes empresas como Walt Disney, que divulgará na quarta-feira, 9, e Walmart e Nvidia nos dias 17 e 23 de agosto, respectivamente.

Amazon (AMZO34) lucra US$ 6,7 bilhões no 2T23

A Amazon (AMZO34) divulgou nesta quinta-feira (3) seu balanço do segundo trimestre de 2023. A companhia reportou lucro líquido de US$ 6,7 bilhões e conseguiu reverter o prejuízo de US$ 2 bilhões registrado no mesmo período do ano passado. O lucro por ação foi de US$ 0,65, superando as expectativas do mercado.

Além disso, as receitas líquidas também vieram acima das expectativas para o período, somando US$ 134,4 bilhões, alta anual de 11%.

As vendas on-line da companhia somaram US$ 52,966 bilhões no segundo trimestre deste ano. O faturamento com anúncios da Amazon, por sua vez, atingiu US$ 10,683 bilhões.

Já o segmento de cloud computing da companhia, AWS, registrou um crescimento anual de 12% entre abril e junho deste ano, para R$ 22,1 bilhões.

“Nosso crescimento na AWS se estabilizou à medida que os clientes começaram a mudar da otimização de custos para a implantação de novas cargas de trabalho”, escreveu Andy Jassy, CEO da Amazon, em comunicado.