Conflito no Oriente Médio

EUA: Irã ameaça ataque caso governo interfira em combate com Israel

Irã ainda vê EUA como culpado pela morte do general Damasco, que oconteceu durante ataque de Israel

Foto: Pexels
Foto: Pexels

Através de vários países árabes, o governo do Irã enviou ao governo de Joe Biden, presidente dos EUA, uma mensagem. Caso o país se envolva nos combates entre Israel e Irã, as forças norte-americanas na região serão atacadas, foi o que disseram autoridades aos Axios, de acordo com o “Broadcast”.

Nos últimos dias, os iranianos afirmaram a diversos governos árabes que enxergam os EUA como responsáveis pelo ataque de Israel que matou Damasco, general iraniano, afirmaram fontes do governo norte-americano. 

O Irã vê que esse cenário ocorreu independentemente dos esforços dos EUA para se manter longe da ação, disseram as fontes.

EUA: ‘índice do medo’ renova máxima por temor a guerra Israel x Irã

O VIX, índice de volatilidade que serve como um tipo de “termômetro do medo” em Wall Street, onde operam as principais Bolsas dos EUA, saltou ao seu maior patamar desde outubro de 2023. Isto devido a crescente preocupação com um ataque do Irã contra Israel nas próximas horas.

Esse possível ataque poderia expandir o conflito que já corre no Oriente Médio, indo além da faixa de Gaza. Na máxima da sessão desta sexta-feira (12),  VIX chegou a 18,78 pontos, um pico nõa visto desde 31 de outubro de 2023, de acordo com o “Broadcast”.

Por volta das 14h34 (horário de Brasília), o S&P 500 VIX (VIX) operava com salta de 28,37%, a US$ 19,14.

Israel X Irã: tensão cresce com possível ataque iminente

Fontes próximas ao governo de Israel alertam para a iminência de um ataque direto do Irã, tanto no sul quanto no norte de Israel, nas próximas 24 a 48 horas. As informações pertencem ao diário americano The Wall Street Journal.

Fontes ligadas à liderança iraniana afirmam que, embora os planos estejam em discussão, nenhuma decisão final foi tomada.

A escalada de tensões teve início após o ataque israelense em Damasco, na Síria, na semana passada, que resultou na morte de importantes autoridades militares iranianas.

Em resposta, o Irã ameaçou retaliar publicamente e agora os relatórios de inteligência dos EUA indicam a possibilidade de um ataque retaliatório iraniano dentro de dias, possivelmente em solo israelense.