Mundo

EUA: republicano apoiado por Trump é eleito presidente da Câmara

Kevin McCarthy foi eleito após uma série de impasses entre republicanos

O republicano Kevin McCarthy foi eleito presidente da Câmara nos EUA, neste sábado (07), após dias de impasse e de concessões. As divergências eram no próprio partido, já que alguns republicanos causaram um entrave na decisão do representante. Eles, no entanto, decidiram se abster da votação. 

Com isso, por 216 a 212 votos, McCarthy, que teve apoio do ex-presidente Donald Trump, conquistou a maioria do Congresso e alçou ao cargo de presidente da Câmara dos representantes.

“Estou feliz que acabou”, disse McCarthy a jornalistas logo após a 15ª rodada, que o elegeu, segundo a agência de notícias “Reuters”. Também de acordo com a agência, o presidente dos EUA, Joe Biden, parabenizou McCarthy.

No Twitter, após ser eleito, o republicano escreveu: “Espero que uma coisa fique clara depois desta semana: nunca vou desistir. E nunca desistirei de vocês, povo americano”, publicou.

Partido Republicano tem controle da Câmara

O Partido Republicano ganhou o controle da Câmara dos Representantes nos EUA em novembro, quando os conservadores conquistaram a 218º cadeira na Casa, suficiente para controlá-la. A contagem de votos demorou mais de uma semana, sendo que ainda há 6 assentos indefinidos do Congresso. 

Os EUA realizaram eleições para todas as 435 vagas para deputados federais e cerca de um terço do Senado. O comando do Senado foi definido para os democratas, que mantiveram o controle da Casa.  

As eleições de meio de mandato nos EUA renderam ganhos bem menos expressivos do que o esperado pelos republicanos, que projetavam um “massacre vermelho” na disputa eleitoral.
 
Apesar da frustração, a vitória dos republicanos na Câmara significa que os deputados do partido vão conseguir travar os projetos do presidente Joe Biden e do Partido Democrata.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile